Batata Rösti (Recheios; Filé Mignon com Queijos e Tomate Seco;e Camarão Flambado com Requeijão)

19:13Silmara Aldrighi

Hummmmmm....é uma delícia!!



Fiz com o recheio de camarão, como está logo abaixo,
mas além dessas dicas de recheios, há muitas variedades a serem utilizadas.
Use sua imaginação e divirta-se. É fácil de fazer e fica uma delícia de verdade!
A receita abaixo é da Chef e Proprietária  da "Eighties Batataria", Sra. Gilmara Maia.


A BATATA....

Ingredientes: 1kg de batata (de preferência, a roxa, a baroa, por conter menos água), óleo de canola. No meu caso, preparei o recheio, logo após separar todos os ingredientes. A montagem foi com a batata, o recheio e depois da batata (inclusive já ralada). Logo que acabei de ralar a batata, pus o recheio e fiz a Batata Rösti. Também não poderia ser muito antes o recheio, porque esfriaria.

Modo de Fazer: 1 dia antes, faça um pré-cozimento das batatas inteiras e com as cascas, já lavadas, até que fiquem macias. Guarde-as, já escorridas, em um recipiente seco na geladeira, por umas 12 horas. Depois do descanso, descasque-as, e rale-as. Unte uma frigideira pequena de telefone com óleo de canola, forre-a uma camada de batata ralada, ponha o recheio no meio e faça mais uma camada de batatas. Leve a frigideira ao fogo médio, jogando um fio bem fininho de óleo ao redor, na parede da frigideira. Depois de uns 10 minutos, a batata começa a dourar. Fique observando para não queimar. Quando estiver no ponto desejado, escorra o óleo com cuidado e vire a batata inteira, com cuidado, para dourar o outro lado. Mais uma vez, coloque um fio de óleo ao redor da batata, até ela dourar. Escorra o óleo e ponha a batata rösti em papel absorvente, para tirar o excesso de óleo. Sirva imediatamente. A salada é um bom acompanhamento.


Dica 1: observe que o óleo que você tira da frigideira, escorrendo-o, faça isso de forma que ele caia em um vidro, pois esses óleos de fritura que não estão ruins podem ser aproveitados por pessoas que fazem sabão para lavagem de roupa. Assim também, você não corre o risco de deixá-lo escorrer na pia.

Dica 2: o preparo leva uns 30 minutos e rende 4 porções, para ambos os recheios.


OS RECHEIOS.....

Filé Mignon, Seco, Gorgonzola e Provolone


Ingredientes: 200g de filé mignon em tirinhas, 80g de tomate seco, 100g de queijo gorgonzola, 60g de queijo provolone, alho, óelo e sal a gosto.

Modo de Fazer: tempere a carne com sal e alho. Refogue-a com um pouco de óleo até que fique ao ponto. Corte o tomate, o provolone e o gorgonzola em cubos. Misture tudo e ponha sobre a primeira camada de batatata, para ser o recheio dela.


Camarão Flambado com Requeijão


Ingredientes: 200g de camarão médio vermelho sem casca, azeite, alho e cebola a gosto, uma dose de conhaque, 50ml de molho de tomate e 150ml de requeijão.

Modo de Fazer: refogue o camarão com cebola e alho no azeite. Flambe o camarão com o conhaque, adicione o molho de tomate pronto e o requeijão. Junte essa mistura sobre a camada de batata que você pôs na frigideira.


CURIOSIDADES sobre a BATATA

A história da batata remota de uns 7mil anos, entre pavor e veneração, a começar pela civilização Inca, que cultivava e cultuava a batata nas encostas das montanhas andinas. Há uns 500 anos, os espanhóis, ao invadirem a América do Sul e arrasarem a sociedade Inca, que já estava em declínio, levaram, além do ouro, muitas batatas, talvez por curiosidade meramente botânica ou para alimentar os tripulantes do navio no caminho de volta. Fato é que a durabilidade do produto fez com que ele fosse divulgado na Europa. 
No início, todos estranharam (até a própria tripulação - exatamente pela sobra do produto, ele chegou na Europa e foi difundido). da Espanha, ela foi ao Reino Unido e, por muitos anos, pela tal desconfiança, tornou-se comida de porcos e dos muito pobres. Aliás, por anos, ela foi encarada, pelo Ocidente, como algo profano e era citada como "coisa de índio"...até médicos do século 17 chegaram a dizer que ela causava tuberculose e raquitismo...
...isso nos lembra os dias de hoje, quando vemos que vários alimentos, ora são vilões, ora são os campeões de saúde....
Bem, veja que, em 1768, até a enciclopédia Britânica a classificava de alimento  desmoralizador. Inclusive a "Santa Inquisição' deu um jeito de associar a batata às bruxas.
É, mas a facilidade do plantio e a miséria das guerras acabou dobrando o "Velho Mundo" e solucionando a fome. Também, Ou seja, no século 18, diversos países incentivaram a produção da batata em larga escala. Fato é que mais e mais a batata "pegou" e conseguiu se fazer presente em lares dos mais e dos menos afortunados, proporcionando ao nosso paladar deliciosos momentos de prazer.
Dos pratos mais tradicionais aos mais requintados pratos europeus (Batata Soutê/Alemanha; Bacalhau com batatas/Portugal; Salada de Batatas/Alemanha; e a Batata Rösti/Suíça), hoje, a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo.
(Informações obtidas em matéria do CorreioBraziliense, em 25/03/12,
e resumida por mim para vocês)


Outros Links para Batata Rösti
(use sua imaginação nos Recheios)



Que tal fazer um recheio de carne seca?






Outras Receitas com Batata









Bom Apetite!!
Beijinhos da Sil!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Oi, Shirley!
    Mil perdões pela ausência.
    Primeiro foi problema de saúde, depois viagem,
    mas agora tudo está muito melhor, graças a Deus.
    Aliás, a viagem até ajudou nessa recuperação.
    Finalmente poderei retomar mais receitas.
    Aliás, já postei algumas novas e gostosas receitas, você viu?
    Sucesso pra você em seus quitutes!
    Sobre a batata rosti no forno, nunca testei,
    mas farei assim da próxima vez...
    Veja aqui algumas opções que coletei pra você:
    http://gruponaturaldaterra.com.br/index.php/receitas-da-casa-batata-rosti-de-forno/
    http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/batata-rosti-de-forno-520500934d3885512c00003f.html
    Beijinhos..Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato