segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pão-de-queijo de aipim/mandioca/macaxeira: muuuuuuuito bom!!!!


Esta receita foi tirada DAQUI!


VEJA COMO É FÁCIL!
EXPERIMENTE ESSA LEVEZA GOSTOSA!

Ingredientes: 250g de aipim ralado no ralo fino (ou 250g dele cozido e amassado - fiz isso), 125g de polvilho azedo (1 xícara de chá), 1 ovo, 1 colher (sopa) de óleo, 150f de muçarela ralada no ralo grosso (1 1/2 xícara de chá), 50g de parmesão ralado no ralo fino (3/4 da xícara - não tinha, não usei e aumentei mais meia xícara do muçarela), sal a gosto.

Modo de Fazer: misture, em uma tigela, o aipim, o polvilho azedo, o ovo, o óleo, a muçarela ralada, o parmesão ralado e sal. Sove bem até ficar uma massa lisa e homogênea. É aqui que pode saborizar o pão com ervas, alho,,,ou pôr um pedaço de queijo no meio da bolinha. Molde as bolinhas e ponha em assadeira untada com margarina (quase não pus pelo tipo de assadeira que usei). Leve à geladeira por 30min para firmar mais a massa e depois leve ao forno pré-aquecido a 200ªC por uns 25min ou até que eles fiquem douradinhos. Retire e sirva. Sucesso!!!


 


BOM APETITE!!!

Uma ótima semana pra todos nós!!!!
Beijinhos da Sil!!! :-)

domingo, 29 de janeiro de 2017

Doces Chefs: Bolo FIT de Mandioca da Bela Gil! É bem gostoso e saudável!!!

Esta receita foi indica por duas queridas amigas:
Danielle e Luana


É| uma receita da Bela Gil
que uma delas me passou e depois a outra fez e  me trouxe o próprio bolo.
É diferente de usar outro açúcar que deixa mais claro,
como o demerara, mas dá certo e é super FIT!



Ingredientes: 1kg de aipim cru ralado, 1 coco fresco e grande, 1 ½ xícara de açúcar mascavo, 250ml de leite de coco, óleo de coco para untar e 1 pitada de sal.

Modo de Fazer: numa tigela, misture o aipim, o coco ralado, o leite de coco e o açúcar mascavo até incorporar toda a massa. Unte uma forma média com óleo de coco. Acrescente a massa. Leve ao forno a 180°C por 40 minutos.

Deixo aqui então a dica FIT de hoje!!!

sábado, 28 de janeiro de 2017

Bolinho de Arroz de Forno no formato de torta!! Bem gostoso e versátil!!!

Bem prático mesmo e ainda saudável!


É misturar tudo, untar a forma e levar ao forno,
sem precisar separar em bolinhos.

Misturei: 2 xícaras de arroz integral pronto e 1 de carne moída pronta (e fria),
1 colher (sopa) de cebolinha e outra de salsa, 2 dentes de alho espremidos,
50g de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral.
Se quiser, pode usar outros temperos ou pouquinho de chia e linhaça.

Untei a forma com manteiga, pus a mistura, joguei muçarela ralada por cima
e depois um pouco de queijo parmesão ralado e levei ao forno médio
pré-aquecido (de 180 a 200 ºC e tirei quando dourou. É rápido de fazer.
Aí é fazer na forma que preferir...formato de bolo, de coração,
em forminha de empada (nesse caso, é bom polvilhar com farinha após manteiga)

Pode trocar a carne moída por camarão miudinho, bacalhau desfiado, presunto e queijo,
espinafre com ricota,frango desfiado e refogado, peixe, linguiça calabresa fritinha e escorrida,
linguiça de frango defumado picadinha e refogada ou
sem nada além de queijo com o próprio arroz com temperos.

UMA DICA INTERESSANTE:
 Dizem que você pode substituir os ovos por
2 colheres (sopa) rasa de farinha de linhaça.

PARA QUEM NÃO USA OVO E LEITE:
Além da farinha de linhaça no lugar do ovo
e de untar a forma com azeite ou o que preferir,
você poderá trocar o queijo parmesão e o muçarela por este AQUI ou

Tem até uma variação boa de recheios para quem é vegetariano....
...tomate seco e rúcula picadinhos, tomatinho cereja, espinafre,  chicória,
cenoura ralada, legumes ralados, couve picadinha, aspargos, 4 queijos,
berinjela refogada, pimentões coloridos refogados, escarola picadinha,
ervilha (aquela achatada), picadinha e refogada no alho e azeite,
abobrinha, acelga, alho poró, palmito, azeitonas, brócolis, cebola, etc.
(boa parte desses recheios é utilizado também por veganos)

 

 BOM APETITE!!!