Doce de Leite de pressão - bom como doce e para recheios também - fácil de fazer!

18:12Silmara Aldrighi

Ficou uma delícia!

Fiz em 30 min e esperando mais 10min,
mas logo abaixo explico como fica o doce
se deixar mais ou menos tempo....



É muito fácil! Veja...


Ingredientes: 1 lata de leite condensado sem nenhum rótulo (para não entupir o bico da panela de pressão), água que ultrapasse a lata em 3 ou 4 dedos.


Modo de Fazer: você não tem trabalho algum. Coloque a lata de leite condensado no centro da panela (em pé ou deitada - preferi pôr em pé, já que minha panela é alta). Depois ponha água na panela de pressão (3 a 4 dedos acima da latinha). Tampe bem e deixe em fogo alto até que comece a apitar. Baixe o fogo e deixe no tempo que desejar, a depender de como deseja o doce. Bem, se quiser usar em recheios e coberturas de bolo, faça o "doce médio". Com nozes, fica uma beleza!Veja a seguir o tempo e as explicações.....

Doce claro e mole: 20 min na pressão + 10 min de descanso (sem abrir a panela).
Doce médio: 30 min na pressão + 10 min de descanso (sem abrir a panela).
Doce escuro e mais firme: 40 min na pressão + 10 min de descanso (sem abrir a panela).
Doce bem escuro e em ponto de corte: 55 min na pressão + 10 min de descanso (sem abrir a panela).

OBS: não abra a lata antes de 10min de descanso ou de esvaziar toda a pressão da panela. Por precaução, após isso, ainda espere a lata esfriar (retire da panela e deixe na bancada). Se quiser acelerar o resfriamento, ponha dentro da pia e abra a torneira ou, por economia de água, ponha em vasilha com gelo e água gelada por 2 a 5 min, que esfriará rapidamente. Como há anos não fazia esse doce, procurei e achei todas essas dicas em um site muito bacana. Veja lá também!




Dicas e Curiosidades


- Por precaução, retire até a cola do rótulo (que fica na latinha ao tirar o rótulo), porque não é bom brincar com panela de pressão. Pode usar removedor para tirar ou fazer como eu - esfregar bem até sair).
- Tem latinha que vem com o rótulo pintado mesmo na lata - aí não tem problema de cozinhar o leite condensado com esse rótulo - ele não sairá mesmo.
- A depender do tamanho da panela, dá para cozinhar até 3 ou 4 latas de uma só vez.
- A Nestlé assegura que, pelos testes já executados, não há perigo de a lata abrir durante o cozimento do leite condensado.
- Dizem que pode ser feito com a caixinha também, desde que fique bem lacrada com papel alumínio ou filme plástico, seguindo depois o mesmo procedimento da latinha. Bem, eu não tive coragem ainda de testar...
- Se usar panela de alumínio, não esqueça de pôr 1 colher (sopa) de vinagre para não escurecer a panela.

 

Meus queridos, ainda dá para fazer esse doce para hoje à noite,
dia dos pais, não acham?

Como estou na correria do pós-operatório difícil do meu marido,
só estou postando receitas que pude fazer rapidamente.
Esta é a primeira e virão outras por aí....

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato