Ensopado de peixe na wok

21:08Silmara Aldrighi


Bem, gente, esse aí eu fiz hoje mesmo. É sexta-feira Santa e inspirei-me nas dicas da Ana Maria Braga, mas fui além. Criei um prato com outros ingredientes que tinha e sabia que daria certo. Mas o resultado foi melhor do que eu pensava....

Basicamente, esta é uma simples receita. É só você deixar tudo cortado e depois é só montar camada-sobre-camada na panela (wok) e ligar o fogo médio até ficar pronto.

Além desse prato saboroso, fiz uma bacalhoada (receita postada também).....muita coisa pra pouca gente, né? Mas amanhã a gente termina....tava bom demais.......amei!

Ingredientes: 1 pimentão verde pequeno, cortado em rodelas finas; 1/2 pimentão de cada cor (amarelo, vermelho e verde) picadinhos; 3 cebolas grandes cortadas em rodelas; 6 filés grandes de tilápia (comprei o copacol, pois não tem espinhas) lavados no limão e temperados com sal e alho; 1/2 xícara (chá) de molho de tomate de sua preferência; 2/3 xícara (chá) de azeite; 12 azeitonas verdes ou pretas; 4 batatas médias cortadas em 3 partes; 1 cenoura média cortada em rodelas médas; 1 pimenta-de-cheiro grande ou 2 médias; 2 colheres (sopa) de cebolinha; 2 colheres (sopa) de salsa; 200ml de leite de coco; 100ml de leite de vaca; 3 ovos cozidos (ponha, na água do cozimento, um pouco de vinagre para a casca não rachar) e sal a gosto.

Modo de Fazer: na wok grande, faça camadas. Ponha 1/2 xícara (chá) de azeite, metade da cebola, o pimentão em rodelas, metade das batatas, metade da cenoura, os filés de peixe, metade das azeitonas, o molho de tomate. Comece de novo com o restante das batatas e da cenoura, os pimentões picados (3 cores), o restante da cebola, a pimenta-de-cheiro, o restante do azeite e ligue o fogo. Tampe. Quando sentir que está borbulhando, acrescente, vagarosamente e por todas as partes, o leite de coco e o leite. Polvilhe o sal e tampe novamente. À parte, cozinhe 3 ovos em água com um pouquinho de vinagre (para não rachar a casca). Descasque e ponha na panela para pegar o gosto. Quando espetar a batata e sentir que está quase no ponto, acrescente a cebolinha e a salsa. Prove sal (acrescente, se precisar) e tampe. Sirva ao ficar pronto.

Dica 1: se fizer metade da receita, poderá partir um abacaxi grande ao comprido, retirar o miolo dele para fazer um suco com hortelã e rechear cada metade com o peixe e seus demais ingredientes. Sirva com arroz branco e azeite extra virgem.
Dica 2: poderá engrossar parte do molho do ensopado com farinha de mandioca, misturando em panelinha no fogo, para formar um pirão gostoso que acompanhará a receita e o arroz branco.
Beijinhos, Sil!

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato