Quiche de Alho-Poró maravilhosa (sem ovo na massa) com outra opção de leite de amêndoas e requeijão vegano.

22:02Silmara Aldrighi

Promoção de Alho-Poró no mercado?
Já inventei de tudo com ele.


Aí resolvi usar a massa sem ovo e aproveitar o que eu tinha como recheio.
Procurei e vi esta receita da Ana Maria que caiu como uma luva!

O que eu mudei foi passar meio pote de requeijão em cima.
Basta dá uma misturadinha com a espátula pra ele amolecer um pouco
e espalhar uma camada fininha por cima. 
Mas acho que usarei um potinho de requeijão da próxima vez.

Fiz isso em outra receita e ficou uma camadinha linda e gostosa!
Fica uma camada lisinha, dourada e fininha. Veja AQUI!


Deu certo! Experimente você agora! Vai amar!


Ingredientes da Massa: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (café) de sal, 1 colher (chá) de fermento em pó, 100 g de manteiga em temperatura ambiente e água para dar o ponto (no meu caso, foram 2 colheres (sopa).

Ingredientes do Recheio: 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 talos de alho-poró fatiados (cerca de 2 xícaras de chá), 4 ovos, 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco, 1/2 copo de requeijão, 2 colheres (sopa) de parmesão ralado grosso, 1 pitada de noz-moscada ralada na hora e 1 colher (chá) de sal.

Modo de Fazer a Massa: misture a farinha, o sal e o fermento. Junte a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma bola homogênea e quebradiça. Se necessário, junte água aos poucos até dar o ponto. Envolva em filme plástico e deixe em repouso por 1/2 hora. Depois, abra a massa e forre o fundo e a lateral de uma forma canelada untada (24 cm de diâmetro x 3,5 cm de altura), fure em diversos pontos com um garfo e leve ao forno moderado preaquecido (180°C) por 8 a 10 minutos (deixei 8min).


Modo de Fazer o Recheio: aqueça o azeite e refogue o alho-poró por uns 5 a 7 minutos ou até murchar. Reserve. Bata os ovos, junte os demais ingredientes do RECHEIO e misture bem. Se preferir, bata no liquidificador (eu usei o liquidificador).

 

Montagem: retire a massa do forno e distribua o alho-poró. Por cima, espalhe delicadamente o creme batido (apoie uma colher sobre a torta e deixe o creme cair sobre ela). VEJA AQUI MINHA DICA (logo abaixo). Leve de volta ao forno, na mesma temperatura, e deixe assar por cerca de 40 minutos ou até que o recheio esteja firme e ligeiramente dourado (cada forno tem seu tempo. O meu levou 30min pra assar).


Dica 1: por cima do recheio, final, antes de levar ao forno, distribua uma camada fina de requeijão (opcional). A minha ficou tão fina, porque usei pouco requeijão, que só deu um toque mesmo. Se for usar, melhor usar o potinho inteiro do requeijão. Fiz isso em outra receita e a camada de cima ficou linda e diferente dessa que ficou mais comum, porque estava sem o requeijão por cima. Mas a receita original não vai requeijão por cima não.

Dica 2: você pode usar o leite de amêndoas ou outro leite vegano de sua preferência ou que caiba melhor no seu bolso. Pode também utilizar o requeijão vegano, para que sua receita fique totalmente vegana.

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato