2 Receitas de Caponata de Berinjela (ou Beringela, em Portugal): aperitivo, recheio ou pura...é sempre uma delícia!

12:31Silmara Aldrighi

Levei a Caponata de Berinjela para completar um lanche gostoso
chá de fraldas da filha da minha colega de sala.


Foi um sucesso!!!
E é facinho de fazer!!!



RECEITA 1

Ingredientes: 1 cebola roxa grande picada, 50g de cogumelos fatiados, 1 colher (chá) de alho espremido, 1 berinjela cortada em cubos (ou beringela, em Portugal), meio pimentão grande picadinho, 1 colher (sopa) de mix de erva e sal a gosto. Use azeite extra virgem à vontade e em abundância. Acrescentei 1 colher (sopa) cheia de pimenta biquinho à mistura, mas não iria originariamente nesta receita. 


Modo de Fazer: primeiro deixe a berinjela em cubos polvilhada com sal e descansando em peneira para soltar o líquido (em torno de 40min a 1h). Enquanto isso, pique e misture, em uma assadeira, todos os ingredientes. Retire e esprema levemente a berinjela e ponha na mistura da assadeira. Regue com o azeite (em torno de 400ml), cubra com papel alumínio (a parte brilhosa para baixo e prendendo para o papel alumínio fechar toda a assadeira) e leve ao forno baixo (para o azeite não perder as propriedades) por 30 minutos. Retire o aluminio, misture bem novamente e ponha o azeite que fica ao fundo para cima da mistura (ele escorrerá para baixo, mas aí já molhou de novo tudo). Prove o sal e, se precisa, ponha mais e misture. Leve ao forno por mais 30 minutos (misturando na metade do tempo). Retire, misture e deixe dentro do forno desligado até esfriar. Ponha em potes de vidro higienizados ou onde quiser. Pode servir quente também, caso prefira.


RECEITA 2

Ingredientes: 1 cebola grande picada, 50g de azeitonas verdes sem caroço, 1 colher (chá) de alho espremido, 1 berinjela cortada em cubos (ou beringela, em Portugal), meio pimentão grande picadinho, 1 colher (sopa) cheia de pimenta biquinho, ervas e sal a gosto e um pouco de chimichurri. 

Modo de Fazer: primeiro deixe a berinjela em cubos polvilhada com sal e descansando em peneira para soltar o líquido (em torno de 40min a 1h). Enquanto isso, pique e misture, em uma assadeira, todos os ingredientes. Retire e esprema levemente a berinjela e ponha na mistura da assadeira. Regue com o azeite (em torno de 400ml), cubra com papel alumínio (a parte brilhosa para baixo e prendendo para o papel alumínio fechar toda a assadeira) e leve ao forno baixo (para o azeite não perder as propriedades) por 30 minutos. Retire o alumínio, misture bem novamente e ponha o azeite que fica ao fundo para cima da mistura (ele escorrerá para baixo, mas aí já molhou de novo tudo). Prove o sal e, se precisa, ponha mais e misture. Leve ao forno por mais 30 minutos (misturando na metade do tempo). Retire, misture e deixe dentro do forno desligado até esfriar. Ponha em potes de vidro higienizados ou onde quiser. Pode servir quente também, caso prefira.


DICA EXTRA

Corte a massa de pastel na forma desejada,
pincele azeite nela, ponha na assadeira,
pincele do outro lado com azeite e polvilhe orégano e leve ao forno pré-aquecido.
Uns 10min, no máximo, ficará pronta em forno baixo, virando com uns 6 minutos. 


Fiz assim, mas você pode usar sua criatividade e 
fazer com o que tem em casa.









Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato