Carne rápida de panela caseira para seu dia-a-dia ficar descomplicado e saboroso!

15:13Silmara Aldrighi

Sabe aquela carne saborosa e macia?
Felicidade pura para os carnívoros.
Não é muito o meu caso, mas é o de muitos.

As amigas amaram!
Essa "quentinha" aí foi para uma delas levar
para o trabalho no dia seguinte.
E eu fiquei toda feliz, claro!




Um purê de mandioca seria ótimo,
mas eu não tinha mais mandioca.....

Sugiro escolher desta vez  entre o seguinte;
arroz branco, baião-de-dois delicioso ou arroz 7 grãos, 
uma farofinha de ovos e salada a gosto.


Bem, mas como esse prato já tem legumes,
um arroz branco bastaria, na verdade.

Mas como recebi amigas e cada uma tem sua preferência, 
acabei exagerando e ainda fiz essa quentinha
para uma delas que mora só levar pro trabalho na segunda!

Antes de mais nada, leia AQUI
dicas sobre os cortes de carne e seu melhor uso.

________________________________________________________________


VAMOS À RECEITA???



Ingredientes: 4 cebolas médias (1 delas para pegar gosto no molho e ser misturada à carne, 1 1/2 para estar com a carne na hora do cozimento e 1/2 para pôr junto do marinado da carne), 4 dentes de alho amassadinhos, 1kg de coxão mole já cortado em bifes mais ou menos grossos, temperados 24h antes, 1 xícara (chá) de molho de tomate, 2 pimentas-de-cheiro (1 para a carne na hora do cozimento e outra no marinado de véspera), cheiro verde a gosto (cebolinha + salsa ou coentro - você escolhe, mas coentro é mais para frutos do mar - use o que gosta), caldo de carne (de preferência, caseiro) de forma só a cobrir toda a carne dentro da panela de pressão. No limite dessa cobertura. Use também 3 batatas médias em pedaços e 1 cenoura média em rodelas. Outra opção no lugar da batata, é dar uma fritadinha no aipim cozido no forno e põr ao final de tudo.

Sobre a carne: tempere em sal e alho a gosto, vinho branco ou vinagre (ou shoyo..e aí é preciso pôr o sal só depois) e ervas de sua preferência. Acrescente 1/2 cebola partida ao meio e 1 pimenta-de-cheiro cortada ao meio e sem sementes, para dar um sabor a mais no marinado. Há quem use só sal, alho, orégano e vinagre ou quem use shoyo e alho. Tempere como lhe agradar o paladar.

Para carnes cozidas ou ensopadas: esse blog aqui recomenda que você use essas: cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta-da-jamaica, salsão, salsinha, tomilho ou zimbro. Eu usei orégano e tomilho.





Modo de Fazer: dê uma selada nos bifes grossos de coxão mole (já temperado de véspera em alho. sal e ervas) em pouco óleo em panela de pressão antiaderente, acrescente a cebola, alho e refogue rapidamente. Acrescente caldo de carne quente (caseiro de preferência) de forma só que cubra um pouco as carnes, ponha uma xícara (chá) de molho de tomate caseiro, a pimenta-de-cheiro partida ao meio, higienizada e sem caroços, prove sal e tampe a panela de pressão. Cozinhe, a partir do apito da panela, uns 25 min e desligue. Abra, prove sal e temperos, acerte-os, se precisar, e acrescente a cenoura e a batata. Feche e cozinhe por 5min. Abra, tire o de dentro e arrume em uma vasilha (deixando o caldo). Despreze a pimenta de cheiro e o pedaço da cebola, coe o caldo. No caldo que ficou e já peneirado, bata ponha as cebolas cortadas em 4 partes e, com a panela aberta, cozinhe uns 5min, contado a partir da fervura do caldo. Aqui pode pôr, se quiser, pedaços de tomate, cheiro verde, batata doce, aipim/macaxeira/mandioca (de fritar), o que quiser. E sirva quente com os acompanhamentos de sua preferência. Não é fácil?!

Dica: deixar a carne no alho, sal, ervas, vinagre ou vinho branco. às vezes, ponho, uma pimenta-de-cheiro e meia cebola dentro (foi o caso). Ou pode usar um molho de soja sem glúten, daqueles vendidos em lojas japonesas. O ponto do sal é importante. Este abaixo é bom e contém bem menos sal. Mas escolha o de sua preferência. Não usei nesta receita, mas vale a dica.


________________________________________________________________


Quer mais variações dessa receita
que é um dos coringas da cozinha?


Veja aqui!















________________________________________________________________


BOM APETITE!!!!!

Beijinhos da Sil!!!! :-)





Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato