Bacalhau à meia moda Portuguesa, com azeitonas pretas libanesas e umas poucas alterações na receita original! Vale experimentar esta gostosura!

15:15Silmara Aldrighi


Nesta última visita ao Mercado Municipal em São Paulo,
fomos auxiliados por uma prima do meu marido que conhece muitas lojinhas de lá.



 

Lá tinha bacalhau de todos os tipos e pra todos os gostos...
... e em muitas barracas ... e acabamos comprando
um bacalhau da Noruega maravilhoso e
bem mais em conta que aqui em Brasília. 



Conseguimos comprar o lombo do
bacalhau da Noruega por 60,90 o Kg, porque a prima Sandra 
conhecia todos por lá. Mas havia promoções como essa abaixo também.



Ah, uma parte dele já congelei prontinho para fazer quitutes no Ano Novo e 
a outra ficou para esta receita, pois não ia aguentar esperar.


Foi aí que surgiu a ideia de fazer um Bacalhau à Portuguesa,
com azeitonas pretas libanesas (do Mercadão também), 
receita que veio no próprio lombo de bacalhau.



Mas, pra variar, quis aproveitar o que tinha em casa e não quis fritar nada...
...daí, fiz algumas alterações e ficou outra receita.
Ou seja, ficou só meio à moda Portuguesa, com certeza, mas muuuuuito gostosa também!!!


Assim, vou mostrar aqui a receita original e o que mudei nela.
Você vai acabar guardando com você duas receitas e bacalhau.


 



VAMOS À RECEITA!!!!

 

Ingredientes da minha receita: 800 de postas de bacalhau da noruega (ponha de molho por 24h, trocando a água. Se não deu tempo), ferva, jogue fora a água e ferva de novo. Faça umas 3 vezes isso. Repita o processo mais ainda se o sal não ficou "comível"), 4 batatas médias cortadas em rodelas finas a médias, 2 dentes de alho picados 3 cebolas médias em rodelas finas, 2 xícaras (chá) cheias de azeite, 4 colheres (sopa - de cada) de pimentão vermelho e amarelo picadinhos, 4 ovos cozidos e 12 azeitonas pretas (usei 12 das libanesas gordonas e gostosas). 

Meu modo de fazer: retire a pele e os espinhos (no meu não veio quase nada mesmo de pele) e separe lombos pequenos (alguns pedaços ficarão em lascas - use também). Como eu não tinha tirado o sal, tive de ferver umas 3 vezes (processo indicado lá em cima, no item "ingredientes"). Cozinhe as rodelas de batata (mas sem amolecer demais - passei do ponto e, no meu caso, na hora de montar, metade delas se quebrou). Junte o alho, os pedacinhos de pimentão e a cebola e reserve. Monte camadas no pirex: uma de azeite (só como se fosse untar generosamente), outra de batatas cozidas, outra de bacalhau e, por cima, essa mistura de alho, pimentão e cebola. Jogue metade das azeitonas e repita, nessa mesma ordem, as camadas de novo, incluindo a do azeite, um pouco mais generosa desta vez. Termine com as azeitonas, regue generosamente com azeite de novo e leve a vasilha ao forno baixo a médio, preaquecido, onde ficará por uns 40 min. Sugiro tirar umas duas vezes nesse tempo para regar o que está em cima ou dar uma misturada, usando o próprio azeite que já está no pirex. Explicando melhor... o que está embaixo deve passar para cima e vice-versa.A uns 10 min de tirar do forno, distribua por cima e arrume direitinho também ao redor, as rodelas de ovo cozido, temperadas com sal e as regue com azeite, fazendo parecer com que já estivessem no pirex antes.

Dicas: Se deixar em fogo alto o azeite perderá suas propriedades. Se, ao final, ficar tudo muito alto (meu caso), ponha seu pirex em cima de uma assadeira e ponha assim no forno para não respingar nada no forno.
_______________________

 

Ingredientes da receita inicial: 800 de postas de bacalhau da noruega (ponha de molho por 24h, trocando a água. Se não deu tempo), ferva, jogue fora a água e ferva de novo. Faça umas 3 vezes isso. Repita o processo mais ainda se o sal não ficou "comível"), 4 batatas médias raladas grossas (usei cortadas em rodelas, mas parte das rodelas depois se cortou), 1 dente de alho picado (usei 2), 3 cebolas médias em rodelas finas, 6 colheres (sopa) de azeite (esse aí usei bem mais), 2 colheres (sopa) de salsa picadinha (estava em falta em casa - compensei usando pimentão vermelho e amarelo picadinho -  4 colheres de sopa de cada - o que não substitui, claro, muda o sabor, mas fica gostoso), ovos cozidos (usei 4) e azeitonas pretas (usei 12 das libanesas gordonas e gostosas - mas use a de sua preferência - eu mesma dificilmente as terei de novo) para enfeitar (usei nas camadas - no meio e ao final). 

Modo de Fazer da receita: retire a pele e os espinhos e o desfie em lascas não muito finas. Aos poucos, frite as batatas em óleo quente até dourarem levemente, escorra tudo e reserve. Frite o alho e a cebola no azeite até ficarem levemente macios. Acrescente o bacalhau delicadamente e refogue em fogo alto por uns 5min. Na hora de servir, leve ao fogo os ingredientes acima preparados e junte os ovos temperados com sal e pimenta. Mexa com um garfo até ficarem firmes, mas ainda úmidos. Retire do forno e acrescente a batata frita e misture rapidamente. Coloque em um pirex, polvilhe a salsinha por cima e decore com azeitonas.

_______________________


AQUI você vai encontrar um montão de outras
RECEITAS maravilhosas com BACALHAU!

Não deixe de ver todas elas, antes de escolher seu prato.

Sucesso! Arrebente!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato