Pão fofinho e saboroso da querida amiga Silvinha. Ótima opção para seu lanche ou cafezinho!

12:19Silmara Aldrighi


Silvinha é uma amiga doce, inteligente, prestativa, meiga e prendada,
dos tempos do nosso colégio, mas que reencontrei recentemente.

Ela me mandou essa receita de pão fofinho pra compartilhar com vocês.
Sim, a massa é super leve e você come que nem sente!!!
Um presente pra todos nós!

Obrigada Silva Montenegro!!



Aí vai...

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de óleo de boa qualidade, 1/2 litro de leite morno, 1kg de farinha de trigo, 1 colher (sopa rasa) de sal, 3 colheres (sopa rasa) de açúcar e 2 tabletes de fermento biológico.

Modo de Fazer:

(a) Coloque quase toda a farinha em uma vasilha, deixando ainda dois dedos no pacote de 1kg pra usar depois.

(b) Bata os demais ingredientes no liquidificador e junte essa mistura à farinha de trigo que está na vasilha. DETALHE: bata tudo, menos o sal nessa hora pra dar tempo de o fermento ser ativado. Aí sim ponha o sal e bata de novo.

(c) Sove a massa por quase 1h. Nesse período, vá colocando o restante da farinha de trigo (aqueles 2 dedos que ficaram no pacote da farinha de trigo) aos poucos até soltar dos dedos.

(d) Deixe depois a massa descansar por 1h. Ela vai crescer. Após 1h, corte a massa no tamanho desejado, abra cada pedaço com rolo, coloque o recheio de sua  preferência e feche os pães. Ponha em forma untada com um pouquinho de óleo e pincele cada um (na parte de cima) com gema de ovo (lembre-se de tirar a pele da gema). Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e tire quando o pão dourar.

Dica 1: os segredos para a leveza do pão são trabalhar bem a massa e acertar a temperatura do leite (você pode sentir se o leite está morno colocando um pouco dele na palma da mão - só pra ter certeza antes de usar). "Se você suportar colocar seu dedo na água morna por alguns segundos, ela deve estar na temperatura certa" (tirei daqui) - no caso da indicação desse blogueiro, que serve também para o leite, sugiro, se usar o método dele, higienizar bem o dedo, claro.

Dica 2: "em algum ponto da receita do pão, é necessário adicionar sal para dar sabor e balancear o açúcar na massa. O problema, nesse caso, é adicionar o sal antes de ativar o fermento, pois o contato do sal com o fermento biológico mata os fungos, fazendo com que seu pão não cresça. Para evitar isso, sempre deixe para acrescentar o sal nas últimas etapas, antes de sovar o pão." Dica daqui!

Dica 3Deixe a massa crescer num ambiente protegido do frio e do vento (dentro do forno apagado é uma boa pedida).

Dica 4: links.... Como fazer pão sem erro      /   Os segredos do pão caseiro



OUTRAS RECEITAS DE PÃO







Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato