sábado, 1 de junho de 2013

ENTREVERO COM ARROZ: DELÍCIAS EM UM SÓ PRATO (com ou sem pinhão?) - Experimente!

É muuuuuuuuuuuuuuito bom mesmo!!!!

 
Entrevero é um maravilha! Basta ele!
E, para quem gosta (como eu), agora é a época de pinhão...
...que pena que é difícil achar por aqui...
...por isso faço sem pinhão mesmo.
 
 
 
Mas, se quiser, coma com batata palha!
Usei ervilha (aquela congelada) por sugestão de uma gaúcha
que vendia esse e outros pratos em Brasília...
...Acabei fazendo uma adaptação.
 
 
No "gauchês", ENTREVERO significa "mistura, confusão, desordem, bagunça.
Apesar disso, é uma maravilha mesmo!

 
Olha a fumacinha saindo, gente!
 

Ingredientes: 300g de pinhão cozindo e descascado (não usei, pois nem sei onde achar em Brasília, mas acho muito gostoso),  200 g de linguiça calabresa cortada em cubinhos (usei a linguiça defumada de frango da Copacol), 400g de carne de gado cortado em cubos (alcatra ou patinho),  2 dentes de alho, 2 cenouras cortadas em quadradinhos, 1 pimentão verde sem sementes, cortado em quadradinhos, 1 pimentão amarelo em quadradinhos e 1 vermelho também em quadradinhos, 2 tomates grandes e maduros sem pele e sem semente, cortados em cubos, 1 cebola grande cortada em cubos (usei 1 e 1/2), azeite a gosto, 6 colher (sopa) de molho shoyu (opcional) e sal a gosto. Usei ervilha congelada para refogar nos temperos (como se fosse metade de 1 lata).

Modo de Fazer: cozinhe os pinhões e os descasque, mantendo-os inteiros. Pique todos os ingredientes separadamente. Frite a carnes e a linguiça aos poucos e em pouco azeite, num disco ou panela de ferro, se tiver, e coloque os outros ingredientes aos poucos: cebola, alho, cenoura, pimentões, deixando o tomate por último. Refogue um pouco, ponha a ervilha, e refogue de novo, até o ponto desejado. Acerte o sal. Há quem use o shoyo ao refogar para dar um outro sabor à carne. Misture com o pinhão e arroz branco feito com alho e cebola ou coma com pão. PODE SERVIR O ENTREVERO SEPARADO DO ARROZ TAMBÉM.
 
 
Dica 1: há quem use ainda 200 g de bacon cortado em cubinhos, 200 g de peito de frango cortado em cubos, 200 g de carne de porco cortado em cubos. Como não tinha, usei 400g e não 200g de carne e um pouco mais de linguiça e acrescentei os ainda os pimentões amarelo e vermelho que não tinha na receita original que me deram. Também, pode-se usar 1 kg de macaxeira/aipim/mandioca, cortado em cubos e cozida, não muito mole, mas não usei, porque a colega gaúcha não usava.
 
Dica 2: há quem use os pimentões em tiras.  Ah, na receita que me deram, era pra usar 500g de tomate, mas achei muito - há receitas que nem usam tomate. Caso vocêe não goste, é dispensável.
 
Dica 3: você pode aproveitar a carne seca que sobrou e cortar em quadradinhos e usar ou para um arroz de carreteiro ou até mesmo para este. O mesmo se tiver outro tipo de carne pronta. É um arranjo, eu sei, mas fica muito gostoso também.
 
Passo-a-passo da receita que havia escolhido, existente em vários sites (escolhi este link)
 

Sobre o pinhão
 
 
 
Versão Paranaense do Entrevero
 
Receita Entrevero (Foto: Samuel Nunes/G1)
 
BOM APETITE!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário