terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Pavê de Chocotone ou de Panetone - para quem comprou a mais e quer inovar no Ano Novo!

O Natal ainda é especial e sempre será para todos que acreditam no amor!
  
PAVÊ DE PANETONE/CHOCOTONE
(e as diversas variações dessa receita)




A dica de hoje é para aproveitar o
chocotone/panetone do Natal
ou para o Ano Novo,
já que, a partir de amanhã todos pensarão nele!

Assim, a Doce Lar começa a semana com as dicas de Ano Novo também.
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 2 latas de baunilha, 1 lata de leite de vaca (use a lata vazia de leite condensado como medida), 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de amido de milho ("maizena"), 2 gemas, 1 lata de creme de leite sem soro, 1/2 xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de açúcar, 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha, 1 panetone cortado em fatias de 1cm (500g), 2 xícara (chá) de frutas cristalizadas, 2 xícaras (chá) de cerejas frescas.
Modo de Fazer: em uma panela, misture o leite condensado, o leite, o chocolate, o amido de milho e as gemas. Leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue o fogo, adicione o creme de leite, misture e reserve. Ferva rapidamente a água com o açúcar e a baunilha e reserve. Em um refratário, intercale camadas de fatias de panetone umedecidos com calda de baunilha, de creme de leite e de frutas cristalizadas, terminando com as frutas cristalizadas. Decore com as cerejas e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.


UM FELIZ NATAL A TODOS!
CURTA AO MÁXIMO ESTA DATA ATÉ O FINAL DO DIA,
PORQUE É REALMENTE UM MOMENTO ESPECIAL!




  
OUTRAS DICAS DE PAVÊ
(aproveite seu panetone/chocotone)

detalhe receita

 
pavetone light
 BOAS FESTAS!!!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Dicas Para Ceia Econômica ou Almoço de Natal com o que sobrou de sua Ceia. Surpreenda Familiares e Amigos com Novos Sabores!

Vamos fazer uma Ceia de Natal Econômica?
Ou vamos repaginar a Ceia de Natal e transformá-la
em um Almoço Surpreendente no dia 25/12?

Podemos usar o que sobrou e fazer pratos incríveis.
Basta ter aqueles ingredientes básicos adicionais em casa e pronto!




Antes de dar uma virada na Ceia,
veja também as dicas do site da Sadia para uma Ceia personalizada...


Bem, se todos adoraram a Ceia do dia 24/12, mas sobrou para você o dia seguinte?
Descanse um pouco mais e, após tomar seu café, faça um suflê e surpreenda a todos,
aproveitando o que sobrou para inventar pratos deliciosos... S U R P R E E N D A !!!!!!!


EMPADINHAS E EMPADÃO


Faça um refogado gostoso com o que sobrou de sua Ceia e recheie sua empada!


http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/11/empadinha-de-pao-de-formapratica-e.html


ARROZ COLORIDO

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/01/arroz-colorido-com-amor.html



 SALADA DE PERU NATALINO


Ingredientes: melão, papaia e abacaxi cortados em cubos de 1,5 cm – podem-se colocar outras frutas disponíveis como maça e uva, peru assado desfiado ou cortado em cubo (sobra da ceia), 50 g de castanha de caju quebrada ou nozes quebrada, 2 figos, 4 aspargos verdes cozidos cortados no meio, 1 gema de ovo, 80 ml de óleo de canola ou girassol, 80 ml de azeite extra virgem, 10ml de vinagre de vinho branco, 1 colher de chá de mostarda forte, 2 folhas de hortelã picada, sal e pimenta-do-reino a gosto.



Modo de Fazer: coloque, na saladeira, a gema e a mostarda. Tempere com sal e pimenta. Com o batedor, incorpore, aos poucos, o óleo e o azeite e, no final, o vinagre.  Junte à mistura: melão/papaia/abacaxi, os aspargos e a hortelã. Misture e deixe gelar por 1 hora. Decore com as castanhas e figo.

Dica: coloque a mesma quantidade de frutas que de peru. A idéia é reaproveitar peru/chester/frango, mas também as frutas natalinas e castanhas.

ESCONDIDINHO DE NATAL COM SOBRAS



Ingredientes: 6 batatas grandes, 1 copo de leite, 1 colher de sopa de azeite, 2 colheres de manteiga, 1 copo de requeijão, 200g de muçarela ralada ou queijo ralado, 1 cebola picada
1 dente de alho grande, meia xícara de cheiro verde picado, azeitonas verdes a gosto, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino, "Sobras da ceia": Peru, Chester, Pernil.

Modo de Fazer: desfie as sobras da ceia, em uma panela coloque o azeite, a cebola o dente de alho refogue, coloque as sobras desfiadas, junte o cheiro verde, as azeitonas uma pitada de sal e a pimenta do reino. Reserve.

Modo de Fazer o Purê: cozinhe as batatas, depois amasse junte o leite a manteiga e um pouco de sal e misture com o requeijão.

Montagem: de preferência, unte primeiro e enfarinhe uma vasilha de vidro que vá ao forno. Ponha uma camada de purê, outra do recheio, outra de purê. Por cima, ponha muçarela e leve ao forno para gratinar. Sirva com um arroz branco e salada de folhas.





TORTA DE PURÊ DE AIPIM/MACAXEIRA/MANDIOCA



Aproveite o purê que sobrou, quebre um ovo inteiro nele, acrescente 1/2 xícara (chá) de leite, 50g de queijo parmesão e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Para o recheio, refogue, nas verduras de sua preferência, as sobras de lombo ou carne assada ou carne de sol ou chester/peru/frango desfiados. Monte, em uma vasilha de vidro que vá ao forno: uma camada de recheio e outra do purê adaptado (de aipim) e, se desejar, ponha, por cima, fatias finas de queijo muçarela e leve ao forno para gratinar. Sirva quente.

ROUPA VELHA DE BACALHAU



 

Ingredientes: bacalhau cozido, couves e batatas cozidas, ovos cozidos, broa a de milho, azeite e alho.

Modo de Fazer: pegue um pirex, ponha uma camada de broa de milho em fatias. Cubra com couve e batatas cozidas, depois os ovos em rodelas e o bacalhau em lascas (sem espinhas, claro), Faça um refogado de alho no azeite e cubra a última camada. Leve ao forno pré-aquecido a 200º para gratinar e sirva.

BOLO DE TENDER



Ingredientes: 1 kg do tender que sobrou, processado no liquidificador ou picado bem pequeno, 2 abobrinhas raladas no ralo grosso, 1 cebola picada, 2 xícaras (chá) de pão amanhecido picado, 4 ovos, 2 colheres (sopa) de manjerona picada, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 colheres (sopa) de cebolinha picada, 1 colher (sobremesa) de mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes em uma vasilha refratária. Ponha em forma de aro removível (23 cm de diâmetro) já untada com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos. Use 8 rodelas de abacaxi em calda, grelhado em uma frigideira. Cubra com tomates-cerejas, azeitonas verdes e ameixas a gosto.


TORTA CREMOSA DE MILHO


Ingredientes: 1 kg de sobras (peru/chester/pernil), 50 g de bacon picado em cubinhos, 1 cebola fatiada, 2 dentes de alho amassados, 50 ml de azeite de oliva, 1/2 colher de sopa de manteiga, 400 g de queijo muçarela fatiada, 200 g de queijo parmesão ralado, 2 latas de creme de leite, 2 latas de milho verde, 200 g de ervilha, 2 tomates em cubinhos, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Fazer: desfie as sobras (peru/chester/pernil) grosseiramente, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente as sobras, acerte o sal se necessário e coloque pimenta-do-reino. Caso acumule água, deixe refogando até que seque, acrescente a ervilha e o tomate. Reserve e bata o creme de leite com soro e o milho no liquidificador. Em uma frigideira, refogue o bacon com a manteiga e o alho. Adicione a mistura batida no liquidificador e mexa até virar um creme. Unte um refratário grande com manteiga e cubra o fundo com uma camada fina do creme de milho. Adicione as sobras desfiadas, cubra com as fatias de muçarela e por último o restante do creme Finalize salpicando o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio até dourar.

TORTA DE PURÊ DE BATATAS
(crie seu recheio com o que sobrou)

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/11/torta-de-batatas-pratica-e-deliciosa-o.html


TORTA DE LIQUIDIFICADOR
http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/10/doce-chef-torta-de-minuto-da-maezinha.html
http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/03/doces-chefs-torta-de-caranguejosiri-da.html
http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/06/torta-simples-saborosa-e-sensacional.html




PASTELÃO DE BATATAS
(a criatividade fica por conta do Recheio)

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/09/pastelao-de-batatas-de-bacalhau-de.html

BATATA AO FORNO
(use o seu recheio - crie com o que tem em casa)
http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/batata-de-forno-base-e-mesma-mas-o.html



SALPICÃO DE PERU COM AS SOBRAS DA CEIA



Ingredientes: sobras de peru, maçã verde, salsão, cenoura ralada, repolho branco, cebola roxa, salsinha e cebolinha, nozes e damascos (opcional), maionese, mostarda, azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Fazer: desfie as sobras do peru e junte com a maçã verde cortada em bastões, o salsão, a cenoura ralada, o repolho branco cortado fino, a cebola roxa também bem fininha, salsinha e cebolinha picadas. Se quiser, junte um pouco de nozes e damascos (que devem ter sobrado também). Tempere tudo com maionese, um pouco de mostarda, azeite, sal e pimenta do reino.


Dica: pode criar um salpicão com ou sem frutas e a depender do que sobrou em sua Ceia. Veja algumas fotos e se inspire! Bata palha também é ótimo curinga!



     





As sobras também poderão servir de recheio de sanduíche.
Use sua Criatividade...
Está tudo pronto para servir!

DICAS PARA APROVEITAMENTO
DE SOBRAS DE NATAL

(dicas)

(dicas e arroz de forno)

(Dicas e Receitas)

(Dicas e Receitas)





BOAS FESTAS!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Ceia Temática de Natal: Fartura no Sertão! Drinks, Queijo Coalho no Espeto, Bolinho de Charque, Pastel, Saladas, Purê de Jerimum/Abóbora ou Quibebe, Paçoca Salgada, Gratinado de Inhame/Cará, Lombo c/ Cachaça, Frango c/ Castanha e 3 Pudins: Abóbora, Milho e Aipim com Coco! Escolha!

O que acha de uma opção farta em sua mesa,
mas saindo do tradicional de uma ceia de final de ano?



Se sua reposta é sim, veja as maravilhosas opções que postei para você, familiares e amigos.


Acompanhamentos: Purê de Abóbora, Paçoca Sertaneja e Gratinado de Inhame.

   


Pratos Principais: Lombo com Cachaça, Frango ao Curry com Molho de Castanha, Frango com Mel de Engenho e Queijo Coalho e Lagarto Assado.


  

   


Sobremesas: Pudim de Mandioca com Coco, Pudim de Abóbora com Coco e Pudim de Milho.


  
________________________________________________________________________

Mas se optar por fazer uma Ceia Tradicional,
visite nossos links com Ceias Tradicionais de Natal e Ano Novo
e faça essas delícias abaixo em outras ocasiões...

..faça sempre aquilo que seu coração e seus desejos orientarem e será tudo um sucesso sempre!

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/dicas-para-sua-ceia-de-natal-e-ano-novo.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/festival-do-bacalhau-e-uma-ceia-luso.html


_______________________________________________________________________

Agora aproveite as dicas da Doce Lar Para Você,
pois tá tudo delicioso!!!!!!


ENTRADAS


Pastel de Carne Seca

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/pasteis-de-forno-para-toda-familiao.html





Queijo Coalho Grelhado

Comprew pronto e grelhe por igual em chapa antiaderente ou frigideirão ou algo do tipo.
Sirva quente, pois o queijo fica derretendo.....hum....há quem use a churrasqueira e fica uma delícia também! Se achar que fica caro, é só comprar espeto de churrasco e o queijo, cortar nesse formato e espetar cada pedaço no palitão antes de levá-los para dar uma "grelhada".
Há inúmeros tipos prontos: veja alguns, mas escolha sempre o de sua preferência....

 

 

 


Dica: cortar em cubos, grelhar e pôr em espetos com algum enfeitinho (como ervas) e servir...
.....rende bastante e fica bem mais bonito.




Bolinho de Charque


Ingredientes do Recheio de Carne: 1kg de charque dessalgado, água para cozinhar.
Ingredientes do Bolinho: 2kg de macaxeira/aipim/mandioca descascada, água para cozinhar, 1/2 xícara (chá) de coentro picado (ou salsa - eu só uso coentro em frutos do mar, a depender de quem comerá o prato também), 2 colheres (sopa) de leite, 1 ovo, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, óleo para fritar, alface para decorar.
Modo de Fazer a Carne: leve uma panela de pressão ao fogo com o charque e a água (em quantidade suficiente para cobrir a carne). Depois de pegar pressão, deixe cozinhar por 15min. Escorra a água, espere esfriar a carne e desfie o charque com as mãos. Reserve.
Modo de Fazer o Bolinho: em uma panela com água suficiente para cobri-las, cozinhe as macaxeiras (aipim/mandioca) até ficarem macias (há quem use um pouco de margarina para amaciá-las nesse cozimento). Escorra-as e as passe em espremedor de batatas. Em uma vasilha, misture a massa de aipim com a carne, coentro, leite, ovo e farinha de trigo, até formar uma massa só. Faça as bolinhas e as leve à geladeira por 1 hora. Frite-as até ficarem douradas. Em travessa, arrume as folhas de alface, coloque os bolinhos sobre elas e sirva em seguida acompanhados de limão.


_______________________________________________________________________



ACOMPANHAMENTOS

Purê de Jerimum/Abóbora


Ingredientes: 600g de jerimum/abóbora sem casca ou sementes, 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga/margarina, 1/4 xícara (chá) de creme de leite e sal a gosto - se quiser, 1 colher (sobremesa) de alho espremido ou picadinho.

Modo de Fazer: ponha o jerimum cortado em cubos grande em uma panela com água (que o cubra) e sal a gosto e cozinhe até que fique bem macio, escorra os pedaços e passe essa abóbora no espremedor até ficar uma pasta só. Acrescente o creme de leite, a margarina/manteiga, misture bem e prove o sal. Sirva quente.

Dica: para ficar mais incrementado, experimente, antes de acrescentar a margarina/manteiga, grelhar nela 1 colher (sobremesa) de alho picado e acrescentar essa mistura na massa do purê. Há quem, após refogar o alho, acrescente cebola para refogar e um pouco mais de margarina/manteiga e esse refogado vai ao purê. Eu só usei o alho.

há quem use leite de coco (link dessa foto: http://namorandonacozinha.com.br/?p=627)


Paçoca Sertaneja acompanhada com Aipim/Macaxeira/Mandioca



Ingredientes para a Carne de Sol: 200g de carne de sol assada, 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (eu só uso margarina, porque não consigo gostar da manteiga de garrafa, mas a receita seria com ela), 3 colheres (sopa) de cebola picada, 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca.

Ingredientes para Macaxeira/Mandioca/Aipim: 200g de macaxeira/mandioca/aipim cortados em pedaços, sal a gosto, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de óleo.

Modo de Fazer a Carne: triture a carne de sol em um pilão ou em um processador e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga/margarina e acrescente a cebola até dourar. Junte a carne triturada, refogue bem, não esquecendo de provar o sal. Adicione farinha de mandioca e mexa bem até ficar homogênea. Outra opção é ferver a carne de sol em leite (se ela vier salgada), até dar uma amaciada. Bater no liquidificador com metade da cebola. Deixar a outra metade para refogar na manteiga e pôr depois a carne para refogar também. Em seguida, após esse refogado todo pronto, pôr a farinha e refogar.

Modo de Fazer Aipim/Macaxeira/Mandioca: cozinhe em água e sal (se puser, nessa água, 1 colher rasa de sopa de manteiga/margarina para cozinhar junto, normalmente dá um sabor e amacia) Qaundo estiver macia e esfriar um pouco, corte-as em cubos pequenos e tire aquelas tirinhas duras do meio dela (fica mais fácil tirar depois de cozida, mas pode tirar ainda crua, se preferir). Polvilhe com farinha de trigo e frite os pedaços em óleo quente até que fiquem crocantes. Sirva quente com a paçoca.

OBS: na maior parte do Brasil, é chamada mandioca aquela que, após longo processo, transforma-se na farinha de mandioca de nossas queridas farofas. Nesses mesmos locais, aquela que comemos ou cozida (ou em purê) ou fritinha, é chamada aipim ou macaxeira. Mesmo assim, há outros lugares do nosso país, como em São Paulo, que qualquer uma delas (seja a mandioca da farofa ou aipim/macaxeira) é chamada mandioca - por isso acabei anotando os 3 nomes acima.....





Gratinado de Inhame


Ingredientes: 500g de inhame (cará) descascado, cozido e cortado em rodelas, sal a gosto, 1/2 xícara (chá) de manteiga/margarina, 1 colher (sopa) de orégano, 300g de muçarela em fatias, 1 lata de creme de leite com soro, 1/4 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 e 1/2 colher (sopa) de queijo parmesão ralado.

Modo de Fazer: você montará camadas de inhame cozido, a mistura de orégano com margarina/manteiga derretida e muçarela, da seguinte forma.....coloque metade do inhame em um refratário e tempere com sal. Derreta a manteiga/margarina, adicione orégano e salpique o inhame com metade dessa mistura. Coloque uma camada de muçarela, o restante do inhame, a outra metade do tempero de orégano na margarina/manteiga e a outra metade da muçarela. à parte, misture o creme de leite com a farinha de trigo, despeje sobre sobre essas camadas de inhame com temperos e muçarela, salpique um pouco de sal, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até que o queijo que está por cima fique dourado. Fica parecendo um purê gratinado.



_______________________________________________________________________


PRATOS PRINCIPAIS



Lombo com Cachaça e Abacaxi




Ingredientes: 1,2 kg de lombo de porco, 1/2 xícara (Chá) de cachaça, 1 colher (sopa) de mel de engenho (melaço), 2 pitadas de canela, sala a gosto, 2 pitadas de cravo-da-índia em pó, 1 laranja cortada em rodelas, 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina, suco de 1 laranja, 1 abacaxi cortado em fatias, 3 bananas verdes cortadas em fatias.

Modo de Fazer: comece o preparo do prato 1 dia antes. Refogue a carne com cachaça e mel de engenho. Polvilhe ocm canela, sal e cravo. Disponha as rodelas de laranja e limão sobre a carne, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 dia. Vire a carne de lado umas 2 u 3 vezes nesse período. Retire a carne da geladeira e reserve o caldo. Em uma panela, aqueça o óleo e a manteiga e doure a carne de todos os lados. Coe o caldo reservado e junte o suco de laranja. Despreze a gordura da panela e acrescente o caldo à carne. Tampe a panela e cozinhe a carne por 1h30min. Vire a carne algumas vezes nesse período. Enquanto isso, doure o abacaxi e as bananas em uma frigideira antiaderente untada. Sirva o lombo fatiado com as frutas e regue com o molho que se formou na panela.

   



Frango ao Curry com Molho de Castanha de Caju




Ingredientes: 1kg de peito de frango desossado e cortado em cubos (ou filé de peito cortado em cubos - fica mais fácil), sal a gosto, 1/2 xícara (chá) de óleo, 2 cebolas picadas, 10 dentes de alho picados, 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado, 1 colher (sopa) de curry, 4 cravos, 1/4 de colher (sopa) de pimenta-do-reino, 1 xícara (chá) de iogurte natural, 3 colhers (sopa) de castanha de caju picadas (já pode comprar picadas), 1/2 xícara (Chá) de creme de leite, castanha de caju picadas para decorar.

Modo de Fazer:em uma panela, coloque o frango, sal a gosto e água suficiente para cobri-lo e cozinhe até que fique macio. Retire o frango e reserve 1 xícara (chá) do caldo. Esquente o óleo em uma panela e frite a cebola até dourar. Adicione o alho, o gengibre, o curry e o cravo e refogue até dourar. Acrescente o caldo de frango e misture. Junte o iogurte aos poucos e mexa bem. Acerte o sal e adicione a pimenta. Acrescente o frango e as castanhas de caju e deixe cozinhar no molho pro 10 minutos. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Depois ponha na vasilha que servirá e salpique o caju picado reservado para enfeitar o prato.



Frango com Mel de Engenho e Queijo Coalho



Ingredientes: 2 peitos de frango desossados (filé), sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 1 dente de alho picado, 4 fatias de queijo coalho.

Modo de Fazer: corte os peitos de frango em 4 pedaços e os tempere com sal, pimenta e alho. Doure os peitos de frango nesse tempero por 15 minutos. Depois grelhe-os junto com as fatias de qeuijo coalho até que os 2 lados fiquem dourados. Em uma travessa, arrume os peitos de frango e as fatias de queijos e regue-os levemente com o mel de engenho. Pode servir com a farofa ao lado.



Lagarto Assado



http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/11/carne-assada-com-lagarto-redondo.html


_______________________________________________________________________



SOBREMESAS


Pudim de Aipim/Macaxeira/Mandioca com Coco




Ingredientes: 4 ovos, 1/2 xícara (chá) de manteiga/margarina, 3 xícaras (chá) açúcar, 3 xícaras (chá) de macaxeira/aipim/mandioca ralada, 2 xícaras (chá) de queijo minas curado ralado, 2 xícaras (chá) de coco fresco ralado, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 500ml de leite.

Modo de Fazer: ligue o forno a 180º. Bata os ovos, por 5 minutos na batedeira, com a manteiga/margarina e 2 xícaras (chá) de açúcar. Acrescente a mandioca, o queijo, o coco, a farinha de trigo e o leite, batendo sempre. Ao final, bata por 3 minutos e reserve. Coloque o restante do açúcar em uma forma de furo no meio com capacidade de uns 2,5 litros. Leve ao fogo por uns 7 minutos ou até caramelizar o açúcar. Espalhe o caramelo por toda a superfície interna da forma e despeje o creme. Leve ao forno em banho-maria por 1 hora. Só tire se, ao espetar um palito no pudim, ele saia limpo, seco. Retire do forno, espere esfriar e só assim desenforme. Sirva frio.

Dica: pode fazer até na véspera. Se a água do banho-maria for acabar, acrescente água quente ou morna novamente.


Pudim de Milho





Ingredientes: milho verde debulhado de 4 espigas, 2 xícaras (chá) de leite, 4 ovos, 1 xícara (chá) de leite condensado, 1 xícara (chá) de açúcar, folhas de hortelã para decorar.

Modo de Fazer: bata, no liquidificador, os grãos de milho e o leite. Coe para tirar a pele dos grãos. Coloque essa mistura coada de volta ao liquidificador limpo. Adicione ovos e o leite condensado e bata bem. Aqueça uma panela e leve o açúcar para caramelizar. Em seguida, unte a forma com esse caramelo, coloque a mistura na forma e asse, em banho-maria, por 20 minutos. Desenforme e decore, se desejar, com grãos de milho e folhas de hortelã.


Dica de como caramelizar forma de pudim

http://www.cucinadijuliana.com.br/2010/05/como-caramelizar-forma.html

http://www.saibacomo.org/caramelizar-uma-forma-2/

http://cozinhapequena.com/pudim-de-leite-condensado/


Pudim de Abóbora/Jerimum com Coco

http://www.temperandoavida.com.br/receitas.asp?cod_receita=1161

Dicashttp://mdemulher.abril.com.br/blogs/anamaria-receitas/tag/pudim-de-abobora/ 


FELIZ NATAL
PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA!!!

São os meus votos e da Doce Lar Para Você!


Beijinhos da Sil!!!:-)