domingo, 29 de julho de 2012

Farofa Tradicional de Soja...é crocante, sequinha, saudável e dá para incrementar bastante, se você quiser!

Pode não parecer, mas o crocante dela é muiiito delicioso e se desmancha na boca!
Além disso, é gostosa e soja é saúde, né?




Ingredientes: para cada porção, utilize em torno de 1/3 da xícara (chá) de azeite ou menos, 1 colher de sopa rasa de alho espremido (ou picadinho, a gosto), sal a gosto, 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja e metade da medida de farinha flocada biju (ambas na foto acima - mas pode usar outra marca). No início, usava a mesma medida nos 2 ingredientes, mas experimentei reduzir na metade a farinha e deu certo! Se quiser maior quantidade, sempre mantenha a mesma proporção desses 2 ingredientes.


Modo de Fazer: deixe as 2 xícaras iguais já com o material separado na quantidade exata (1 de soja e 1/2 de farinha flocada). Ponha azeite na panela antiaderente e acrescente o azeite. Ligue o fogo médio a baixo, mexendo o alho de vez em quando, sem sair de perto da panela até a farofa ficar pronta, pois é muito rápida. Assim que o alho estiver fritinho (logo que começar a escurecer), jogue todo a PTS (proteína texturizada de soja) na panela e a levante a panela do fogo (deixe perto do fogo, mas sem encostar), somente para misturar azeite e o alho. Após toda misturada, volte a panela ao fogo baixo direto e misture um pouco. Desligue logo o fogo e continue misturando, até sentir que ficou crocante. Ponha então a farinha flocada, ligue o fogo de novo e repita o procedimento: enquanto segura a panela um pouco acima do fogo, vá misturando a farinha ao que estava na panela e volte para o fogo baixo, até sentir que ficou bem misturado. Desligue. Ponha sal a gosto, misture bem de novo e está pronta. Embora eu tenha escrito muito, isso tudo aí leva poucos minutos.

Dicas: das 3 primeiras vezes que fizer, faça a tradicional para depois incrementar sua receita. É bom fazer na hora e, se sobrar, guardar fora da geladeira e não esquentá-la em micro-ondas. Não ponha fogo alto para não queimar rápido o alho e para não perder as propriedades do azeite.

____________________________________


DETALHE ADICIONAL
 (em 21/08/12) 

Hoje é outro dia e resolvi incluir este comentário na postagem para dizer que testei com outras farinhas flocadas (veja a foto abaixo). A foto da farinha flocada de mandioca, marca Nippon, ficou bem gostosa também. Deu certo com a farinha flocada de milho, mas muda o gosto. Fica melhor com a de mandioca.

Ah, bom dizer que reduzi à metade da xícara a quantidade da farinha flocada (ficou 1 xícara de chá de textura de soja e meia de farinha de mandioca flocada biju).




____________________________________



Quer incrementar mais?




Outras Receitas de Farofa de Soja








Nunca provei, mas descobri que existe pronta....
....só não parece ser tão boa quanto essa preparada em casa!


Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sai um Chocolate Quente no Capricho.....Quentinho e Inesquecível!


Para ficar dessa cor, deve usar menos achocolatado e bem mais chocolate em pó.
Nesse caso, será preciso adoçar mais, aumentando a quantidade de leite condensado,
pois o achocolatado é doce e o chocolate em pó não. Há quem use chocolate derretido.
Teste a receita como está e, na próxima vez que a fizer, adapte-a a seu gosto!
A farinha de banana (que usei) ou a biomassa de banana (melhor ainda se tiver) é opção sua.

Ingredientes: 1 litro de leite, 10 colheres (sopa) cheias de achocolatado, 2 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó, 1/3 da lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) cheias de amido de milho (ex: "maizena"). Opcional usar uma colher rasa (sobremesa) de farinha de banana verde (não dá para notar que usou e ainda traz saúde) ou, melhor ainda, a biomassa (para ver detalhes importantes sobre ela, há link abaixo).

Dica 1: há quem também use a canela em pau na mistura para pegar o gosto no leite (fica muito bom também) ou menos achocolatado e mais chocolate em pó (e aí é preciso dobrar ou mais a quantidade de leite condensado). Há também quem acrescente, assim que fica pronto, um pouco de creme de leite para, além da cremosidade, evitar formar um pouco uma "capinha leve" de chocolate....ah, uns também gostam de um pouco de baunilha no chocolate quente. Fica ao seu critério como prefere. Eu não usei. Mais adiante há outras receitas. Opte pela que preferir.

Modo de Fazer: misture tudo no liquidificador, leve ao fogo médio em panela antiaderente, misturando sempre até engrossar. Desligue e ponha no local que servirá. Se precisar manter quente, ponha em garrafa térmica.


Dica 2: após tudo misturado no liquidificador, basta dar uma leve provada. Se gostar mais escuro, é só acrescentar mais chocolate meio amargo derretido ou mais chocolate em pó. Se gostar mais doce, é só acrescentar mais leite condensado. Aí é só levar ao fogo para preparar.

Dica 3: da primeira vez que fizer, prepare na receita original e depois vá adaptando ao seu gosto ou a de quem quer impressionar......

Dica 4: se quiser mais grosso, é só desmanchar mais um pouco de maizena, à parte, em um pouquinho de leite, caso só resolva fazer isso após já ter tirado do liquidificador e posto na panela.



Comer Churros com Chocolate Quente é uma DELÍCIA!

 


Outras Receitas de Chocolate Quente








Que tal Chocolate Quente com Pão-de-Queijo????




 
 
Comparativo de Calorias
(Chocolate Quente Tradicional e com Biomassa de Banana Verde).


Vejam que usei a farinha da banana verde, mas há inúmeras receitas com os benefícios da biomassa de banana verde: uma é diferente da outra. A tabela abaixo é de BIOMASSA.
Procurarei a Biomassa e testarei receitas com ela mais adiante....

"O processo da BIOMASSA preserva todas as propriedades físico-químicas da banana verde, o que não acontece na fabricação da farinha. Além disso, a biomassa não interfere no sabor e na textura dos alimentos, podendo ser utilizada em qualquer preparação doce ou salgada. Existe farta literatura científica a respeito e que pode ser encontrada em nosso site www.valemaisalimentos.com.br"
(vejam os comentários sobre esta postagem)

Os poderes da Banana Verde em sua alimentação







Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Capuccino Caseiro..é muito bom receber bem sem ter trabalho algum nesse frio!

Essa receita foi de uma tia de meu marido.
Ela é paulista, descendente de italianos e uma fofa!

Ingredientes: 1 vidro de 50g café solúvel (ex: Nescafé), 10 a 12 colheres (sopa) de açúcar (a depender do tipo de açúcar, ele é mais doce - depende de quão doce você gosta também), 3 colheres (sopa) de achocolatado (ex: Nescau), 5 colheres (sopa) cheias de leite em pó instantâneo (ex: ninho) e 1 colher (chá) cheia de bicarbonado de sódio. Essa é a tradicional. Pode acrescentar 1 colher (sobremesa) rasa de canela em pós, se gostar.


Modo de Fazer: misture tudo com uma colher e guarde em vidro (ou em lata) bem tampado e limpo, claro.


Dica: a medida para uso é a seguinte - para cada xícara (café) de água fervendo, use 3 colheres (café) dessa mistura em pó.

Tem até quem faça disso uma lembrancinha......
 


E para acompanhar esse capuccino, que tal outra receita bem fácil e gostosa? É toda de liquidificador: é o bolo de pão-de-queijo..quentinho e muito bom mesmo!



Muito SUCESSO Mesmo!

Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 22 de julho de 2012

Sobremesa de Coco (é bem calórica, mas faz um sucesso!!!!)

Tem pudim aqui para TODOS os gostos...
...uma delícia!
SURPREENDA!
Ingredientes: 1 lata de leite condensado(395g), 1 xícara (chá) coco ralado natural, 4 ovos, 200ml de leite de coco, 250ml de leite, 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (café) de fermento em pó.

Ingredientes do Caramelo: 1 xícara (chá) de açúcar.



Modo de Fazer o Caramelo: na forma em que fará o pudim, derreta o açúcar (fogo baixo). Quando começar a ficar com cor de caramelo e o açúcar já tiver derretido, desligue o fogo e passe o caramelo em todas as laterais. Ponha a mistura do liquidificador e leve ao forno em banho-maria, como explicado abaixo.

Modo de Fazer: bata tudo no liquidificador por uns minutos, exceto o coco. Acrescente o coco e dê uma rápida batida (menos de 1 minuto). Coloque na forma caramelada asse em banho-maria em forno médio pré-aquecido por 1 hora. Somente após esfriar, poderá desenformar o pudim. É parecido com o pudim 123.


Outras Receitas de Pudim de Coco





Outros Pudins Deliciosos



Pudim Leite "Diferente" Made in my house (mas só porque o wilson alertou !!)








(Vários tipos de Pudim)


(Tipo Maria Mole)



Bom Apetite!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Bolo Nordestino "Pé-de-Moleque" (exótico e diferente, não é encontrado em qualquer local...uns adoram, outros não...eu aprovei!)

Uma boa pedida com cafezinho! Hum!!!!!
Ótimo para festas de junho e julho!

 
Nunca fiz as receitas abaixo, mas peguei a primeira como receita da Paraíba.
A segunda, foi do site do "Mais Você" da Ana Maria Braga, mas pus outras também.

VAMOS ÀS RECEITAS!

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de castanha de caju torrada e triturada (reserve algumas inteiras para decorar), 2 xícaras (chá) de água, 2 xícaras de leite de coco, 1/2 xícara (chá) de manteiga (100 g), 1/2 colher (sopa) de café solúvel, 1/2 colher (sopa) de canela em pó, 1/2 colher (sopa) de cravo triturado, 1/2 colher (sopa) de erva-doce triturada, 1/2 colher (chá) de sal, 1 kg de massa de macaxeira (aipim/mandioca) ralada crua, 500 g de rapadura escura em pedaços e 4 ovos.

Modo de Fazer: bata, no liquidificador, rapadura e água, até dissolver. Leve ao fogo até ferver, desligue e acrescente a manteiga, a erva-doce, o cravo, a canela e o café. Misture bem, deixe esfriar e reserve. Bata os ovos e o sal até espumar. Com a batedeira desligada, coloque a massa de mandioca e misture com uma colher de pau. Com a batedeira ligada, junte aos poucos o leite de coco, até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente a rapadura já fria. Misture bem. Volte à batedeira, em velocidade baixa, e acrescente a castanha triturada. Bata até obter uma mistura homogênea. Aqueça o forno em temperatura média. Unte a fôrma com manteiga e, se desejar, coloque um pouco de leite de coco nos lados da fôrma, sobre a manteiga. Ponha a massa. Leve ao forno médio, por 1 hora e 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia quase limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme sobre um prato e decore com as castanhas reservadas.

Que tal enfeitar o bolo com uma "fogueirinha" com canela em pau?


 ___________________________________________________________

OUTRA RECEITA
  
Ingredientes: 2kg de massa de mandioca que se encontra facilmente no Nordeste e no Norte e é também conhecida como carimã (quem for de outras regiões, pode fazer essa massa ralando a mandioca crua (aipim, macaxeira); 1/2 xícara (chá) de café bem forte e sem açúcar; 200g de manteiga; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 2 garrafinhas pequenas de leite de coco (250ml); 300g de rapadura derretida com um pouco de água; 1 pitada de sal; 1 xícara (chá) de chá fraco feito com erva doce, canela e cravo; e 1 xícara (chá) castanha de caju triturada (e outros para enfeitar).
Modo de Fazer: numa vasilha, coloque a massa de mandioca, o mel de rapadura, a manteiga e o sal. Para obter o mel, basta colocar os pedaços de rapadura numa panela com um pouco de água quente. A rapadura vai derreter e ficará um mel. Misture o café forte, o chocolate em pó, o chá de especiarias e, por último, o leite de coco. A massa fica com um aspecto pesado. Depois de evada ao forno por 1 hora, fica um bolo úmido e muito gostoso.

___________________________________________________________


Outras Receitas do mesmo Bolo!




Como fazer bolo pe de moleque


 

BOLO É MUITO BOM!!!!


Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 15 de julho de 2012

Bacalhau de Forno (é para quem quer causar impacto na cozinha, mas também quer um tempo para arrasar no seu visual)



VOCÊ VAI ARRASAR COM POUCO TRABALHO!!!!!





Ingredientes: uns 700g de lombos de bacalhau, 500g de batatas pequenas descascadas e pré-cozidas inteiras (quase no ponto), meia xícara (chá) de azeitonas do seu gosto, mas cortadas em rodelas, 3 cebolas médias (ou 2 grandes) cortadas em rodelas finas, 2 ovos cozidos cortados em 4 a 6 partes, azeite e sal a gosto.




Modo de Fazer: como já comprei o bacalhau em lombo e dessalgado, foi fácil. Faça isso também....assim sobrará mais tempo para você ficar deslumbrante e arrasar de todas as formas.....bem, cozinhei as batatas descascadas para ficarem cozidas quase no ponto (para terminar no forno, já no prato montado), cozinhei os ovos e os deixei cortados à parte. Cortei em rodelas as azeitonas e montei o prato da seguinte forma - azeite, bacalhau, cebola, batata, azeitonas e azeite de novo. Bom levar ao forno médio pré-aquecido e ficar acompanhando, pois não deve levar mais que meia hora....às vezes esqueço de cronometrar o tempo e vou no olho e no teste da maciez com um garfo (no bacalhau e na batata). Quando ficar pronto, dê uma arrumadinha para deixar todos os ingredientes aparecerem e enfeite com os ovos cortados. Sirva quente, com um bom vinho e arroz branco. Aliás, o bacalhau é exigente, mas controverso, pois aceita também vinhos brancos, tintos e rosados bem escolhidos. Na minha opinião, vai muito da preferência de cada um também....






Dicas: se quiser salada também, faça uma com um pouco desse bacalhau mesmo (http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/12/salpicao-de-bacalhau-que-tal-complete.html) ou uma de legumes cozidos (batata, cenoura, passas e vagem) ou crus e lavados como de alface (cortados com a mão em pedaços), tomate e pepino picados ou outra a seu gosto (http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/02/saladas-maravilhosas.html).





Dicas de vinho para acompanhamento










Bom Apetite!!

Beijinhos da Sil!!:-)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Filé Suíno à Moda da Doce Lar (carinhosamente preparado ao vinho branco e suco de laranja - surpreende com rapidez)


Medalhões de Filé sem Bacon
Fica muito macia essa carne e é uma D E L Í C I A !!!!!
(é parecido com a minha receita anterior, mas não usei shoyo, nem linguiça)


Ingredientes: 1kg de filé suíno limpo - cortado redondo em bifes da largura de 1 dedo grosso, como medalhões (só compre em local de confiança - a carne é fácil de fazer, é saborosa e faz bem, ao contrário do que alguns dizem), 1 cebola grande picada, 1 colher (sopa) de cebolinha e outra de salsa, 5 dentes de alho, 1 copo pequeno de vinho branco, suco de 1 laranja, sal a gosto (se precisar, porque já usou o shoyo), 1 colher (sobremesa) de amido de milho (maizena), 1 dedo de água no copo para misturar com o amido de milho (maizena), 2 batatas grandes descascadas e cortadas em quadradinhos e ervas (usei 1 colherinha de alecrim natural, 1 de manjericão natural e orégano). Azeite para fritar os filés.



Modo de Fazer: deixe a carne marinar nas verduras, no suco, sal e vinho por, no mínimo, 2 horas. Ponha azeite a gosto (não exagere - só o suficiente para fritar - longe de mergulhar tudo em óleo) numa frigideira um pouco alta. Ao sentir que está levemente borbulhando, quente, vá distribuindo, aos poucos, os medalhões nesse azeite, sem mexê-los para não formar líquido. Somente quando vir que está bem fritinho e tostando, com cuidado, vire o lado, um-a-um. Depois de ter os 2 lados um pouco mais escuros, para escurecê-los mais ainda, é só usar um garfo no medalhão e pressioná-los contra fundo e laterais da frigideira, sem esse garfo encostar na panela (que é melhor ser antiaderente). Depois é só esfregá-los para aproveitar o queimadinho que fica no fundo e nas laterais da frigideira. Vire cada medalhão e fazer isso do outro lado. Nesse momento, se precisar pingar água, pingue o que ficou na vasilhado marinado e algum caldo que possa ter formado antes e você o retirou para fritar os medalhões. Ponha 1 colher (sopa) rasa de margarina, a cebola e refogar udo. Jogar o que restou de marinado e caldo e tampe a panela. Olhe de vez em quando. À parte, misture 1 colherinha de amido de milho (maizena) em 1 dedo de água em um copo e jogue, distribuindo na panela. Misture tudo para engrossar (como se engrossasse molho madeira). Acrescente a cebolinha e depois a salsa. Frite as batatinhas e as escorras, enquanto prepara os medalhões para terminar os 2 ao mesmo tempo. Distribua metade das batatinhas fritas por cima. Ah, como eu as cozinhei no vapor e depois pus no forno, ficaram um pouco murchinhas, mas saudáveis. A outra metade eu servi por fora, para que se conservassem mais crocantes e por mais tempo.



Dica: se formar líquido quando puser os medalhões para fritar em azeite quente, vá retirando e pondo o líquido em uma vasilha à parte para usar após os medalhões estarem fritos e mais escuros - é só tampar a frigideira, deixando um pouco entreaberta - segure as alças curtas dos 2 lados e em 2 partes da tampa, sempre com proteção de luva/pano.


Sugestão de Acompanhamentos




(arroz surpresa)





Um bom apetite pra você!!!!

Beijinhos da Sil!!:-)

domingo, 1 de julho de 2012

Filé Mignon Suíno Assado com Batatas (Simples, Saboroso, Suculento!)


É gostoso, fácil de fazer e fica macio e delicioso!

Ingredientes: 1kg de filé suíno limpo (só compre em local de confiança - a carne é fácil de fazer, é saborosa e faz bem, ao contrário do que alguns dizem), 3 linguiças defumadas (fervidas rapidamente, cortadas em 4 pedaços,1 cebola grande picada, 1 colher (sopa) de cebolinha e outra de salsa, 5 dentes de alho, 3 colheres de shoyo, 1 copo pequeno de vinho branco, suco de 1 laranja, ajinomoto (para substituir o sal - ou use sal mesmo) a gosto (se precisar, porque já usou o shoyo), 2 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas bem grossas (parte delas ficará debaixo dos filés) e ervas (usei 1 colherinha de alecrim natural, 1 de manjericão natural e orégano).


(filé marinado)
Modo de Fazer: deixe os filés marinando de véspera, com os líquidos (menos a laranja) e as verduras, além do ajunomoto - na geladeira (esqueci e deixei marinando por 2 horas somente, mas deu certo - nos 2 casos, vire de lado na metade do tempo) - os meus já vieram em 2 filés inteiros. Pela manhã, 2 h antes de fazer tudo, regue esse filé marinado com o suco de laranja. Depois, ponha um pouco de azeite ao fundo de uma vasilha de vidro e, em seguida, distribua tudo nessa vasilha: os filés marinados, as batatas e as linguiças semi fritas e jogue o marinado por cima de tudo. Ponha papel alumínio por cima e leve ao fogo (médio a forte) pré-aquecido por 30 minutos. Baixe o fogo (agora é fogo baixo). Retire o papel alumínio, use o caldo que formou para regar tudo. Depois, besunte um pouquinho de margarina nos filés e nas batatas e leve ao forno baixo até dourar. Deixe esfriar só um pouquinho e sirva com arroz e salada.



Veja alguns acompanhamentos....








Bom Apetite!
Beijinhos da Sil!!!:-)