domingo, 25 de março de 2012

Camarão Internacional (aqui no blog "Doce Lar Para Você" e nos restaurantes "Camarões" e "Coco Bambu")

Você gosta de camarão?
Já experimentou o delicioso e requintado CAMARÃO INTERNACIONAL?
É uma delíciaaaaaaaaaaaaa!!!!!!
Resista, se for capaz!


Esse prato é encontrado em restaurantes do Nordeste, como o Camarões, em Natal, e o Coco Bambu, em Fortaleza e Brasília (devem existir em outros lugares). Aliás, os 2 restaurantes são maravilhosos! Já comi esse prato uma vez em cada um deles...ou seja, 3 vezes!

Você tem até dúvida sobre o que vai escolher para saborear nesses resutaurantes de tão incríveis que são.....e eu, em minha modesta e caseira culinária, não tenho a pretenção de atrapalhar nenhum restaurante ou ser dona de um; só quero que você inove ao receber seus convidados, pois comigo foi sucesso! Mas, não ter trabalho e ir lá em um desses restaurantes, comer essa delícia original, não tem preço! Bem, para quem gosta de arrasar na cozinha, essa aqui é muito boa!

Bem, resolvi pesquisar sobre a receita e fiz as minhas adaptações, já que os restaurantes não a divulgarão, claro! Faça suas adaptações também, na forma que desejar. Só como exemplo: sei que a receita original tem presunto (pus abaixo na minha), mas não usei em casa. Acho melhor sem ele.


Ingredientes: 4 xícaras de arroz já pronto (uso o parboilizado e deu super certo, além de nutritivo, é mais em conta, mas já usei o de risoto também, claro), 1 litro e meio de molho branco caseiro (os ingredientes e o modo de fazer estarão logo abaixo), 1 kg de camarão cinza, grande e descascado, 1 lata de ervilha, 50g de queijo parmesão ralado (melhor comprar o queijo e ralar  ou o comprar ralado - mas se comprar de saquinho, compre do melhor), 300g de queijo muçarela ralado (ou mozarela), 1 pacote de batata palha (daquela fininha) e 200g de presunto cortado em cubinhos (opcional, pois não usei, embora esteja presente no prato original).

Ingredientes do Molho Branco: 1 litro e meio de leite, 2 colheres (sopa) cheias de margarina, 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho, 50g de queijo parmesão ralado, uns 220g de catupiry culinário (ou 1 potinho de requeijão catupiry), sal a gosto e farinha de trigo para engrossar o molho (acho que usei umas 6 colheres de sopa de farinha de trigo - sempre coloco e se achar que é preciso mais, misturo mais um pouco à parte e levo à mistura do molho branco que está no fogo).


Modo de Fazer o Prato: tempere o camarão com sal e limão e reserve. Faça o arroz e reserve. Escorra o camarão e o refogue na manteiga (ou margarina) e reserve. Em um pirex que vá ao forno, regue o fundo com 1/3 do molho branco, ponha todo o arroz, a metade do camarão, o presunto (eu não o usei), a ervilha (eu a lavei, escorri e refoguei um pouco em margarina antes de misturar, para dar sabor e maciez) e misture tudo. Sem misturar mais, vá acrescentando em camadas: metade do queijo muçarela, mais 1/3 do molho, o restante do camarão (deixe 4 para enfeitar), o restante do molho (os outros 1/3), a outra metade do queijo muçarela (espalhe de forma homogênea). Enfeite com 4 camarões na parte central, em cima (deixando aparecer um pouco e parte dele enterrada - é só para garantir que se veja o camarão) e leve para gratinar no forno médio (uns 180 graus). Ao retirar, espalhe a batata-palha por cima, sem ser na parte central, ficando ao redor (sem pôr no centro).

Modo de Fazer o Molho Branco: Refogue a cebola picadinha nas 2 colheres (sopa) cheias de margarina, acrescente os 2 dentes de alho para refogar e depois acrescente quase todo o leite, deixando uma parte para misturar com a farinha de trigo. Acrescente o requeijão e o queijo parmesão, misture bem, acrescente a farinha de trigo dissolvida no leite e desligue. Reserve para uso.

Dica: no meu caso, cozinhei os rabinhos, que vieram nos camarões grandes, em água com um pouco de sal, cebola e alho e depois coei a água para usá-la no cozimento do arroz. Acho que dá um sabor a mais, mas isso foi um toque meu. Se tiver o arroz pronto, pode usar.

Dica especial de nossa leitora (ver em comentários):  ao cozinhar o arroz, para que ele fique mais cozido, como no Coco Bambu, é só cozinhá-lo como se faz no arroz doce (mas, claro, troque o açúcar pelo sal e queijo).

Resultado: fiz em casa somente o arroz para experimentar a dica e fazer a comparação (não tinha o camarão em casa) e o aproveitei em outro prato. Ela tem razão! Fica mais parecido mesmo! Valeu muito a dica! Por isso também que gosto dessa coluna de comentários. A gente tem retornos super positivos e melhora cada vez mais o Doce Lar Para Você. Fica então aqui a dica especial!

__________________________________________________________


FIZ DE NOVO ESTA RECEITA!!!!
SUCESSO GARANTIDO!!!

Da outra vez que fiz a receita (foto abaixo), como usei vasilha maior e fiz quase 1 receita e meia, para usar o camarão restante que eu tinha, acabei montando tudo em 2 partes: primeiro pus metade do creme, do arroz e do camarão, misturei e sai colocando a outra metade de cada camada, como está em minha receita original acima. Ficou mais fácil e em nada alterou o sabor. Usei o catupiry culinário no molho branco desta vez. Da outra, eu não o tinha..... ah, a batata palha usada desta vez foi a bem fininha...fica melhor sim.




Veja outras dicas sobre o mesmo prato

  


Algumas Receitas da Doce Lar Para Você
(com camarão)



Risoto com Camarão



Risoto de camarão

Risoto de camarão
Restaurantes Citados no Título da Receita Principal


Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 18 de março de 2012

Cachorro-Quente Português (Receita que aprendi com uma Chef de Belém do Pará)

Cachorro-quente português,
uma delícia para todas as idades!
Comprove!


Fiz bastante há uns 12 anos e nunca mais.
Diferente de Brasília, em Fortaleza, a minha cozinha era bem grande,
tinha uma bancada maravilhosa e eu fazia quitutes incríveis....
Também o tempo para me dedicar à culinária ficou menor,
mas "vira e mexe" retomo às receitas que estavam guardadas e é só festa!

Ah, a massa de pão é caseira, mas não dá trabalho não e rende uns 15 pedaços.


Ingredientes: 500g de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento para pão, 2 ovos, 3 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 2 colheres (sopa) de óleo, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 1/2 xícara de leite morno, orégano e 10 salsichas, temperos/verduras de acordo com sua preferência, para refogar as salsichas (eu usei: cebola, pimentão, tomate e cheiro-verde picadinhos e ervas). Há quem misture metade farinha de trigo e metade farinha de arroz, mas nunca testei assim.

Modo de Fazer: misture o fermento ao leite e acrescente o açúcar. Misture bem mesmo e passe a acrescentar o restante dos ingredientes. Misture novamente e deixe descansar uns 30 minutos. Enquanto isso, faça um refogado com os ingredientes que escolheu (sugestão: cebola, pimentão, tomate e cheiro-verde picadinhos e ervas) e  as salsichas picadas em rodelas. Divida a massa. Disponha a metade na assadeira, depois o recheio e novamente a massa. Pincele com gemas e leve ao forno médio para assar. Sirva ainda morno ou quente.

Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 11 de março de 2012

Doces Chefs: Torta de limão da minha Sogrinha!


Já fazia essa torta até de olhos fechados, mas faz mais de 10 anos que não a faço. Minha mãe adorava e passou a fazer também. Minha sobra, um quituteira de primeira, tanto para doces, como para salgados, ensinou algumas dessas maravilhas que faço hoje. Se você gosta de limão como eu, resista se for capaz!




Ingredientes da Massa: 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 gema, 4 colheres (sopa) de açúcar, 100g de margarina e farinha de trigo até formar o ponto da massa.

Ingredientes do Creme: 1 a 2 latas de leite condensado, a depender do tamanho do pirex. O ideal é usar um com aro removível. Se preferir, pode usar só 1 dará certo também, mas precisará reduzir à metade tanto o caldo do limão, como a água), 1/2 lata de caldo de limão, 1/2 lata de água. Aliás, da última vez que fiz, usei 1 lata de leite condensado e 1/2 lata de caldo de limão (não usei água).

Ingredientes da 3ª Camada: 3 claras em neve e 5 colheres (sopa) de açúcar.



Modo de Fazer a Massa: misture os ingredientes da massa e vá adicionando farinha de trigo, juntando tudo até soltar das mãos e formar uma bola só (parecido com o ponto da massa do empadão,  mesma proporção, mas essa aqui é doce - ver http://docelarparavoce.blogspot.com/2011/11/massa-de-empadao-ou-empadinha-ou.html). Basta abrir a massa fininha e pôr no fundo e nas laterais da forma (eu uso a forma que solta o aro da parte de baixo, mas pode usar até pirex de vidro ou forminhas individuais), dar uns furinhos nela com um garfo e levar ao forno médio (180º) para corar levemente.


Modo de Fazer o Creme: apenas misture o limão com a água e jogue nas 2 latas de leite condensado que estão em uma vasilha. Só isso fará endurecer o creme, sem precisar levar ao forno. Ponha o creme por cima da massa pré-assada.

Modo de Fazer o "Suspiro": Bata as 3 claras em neve, acrescente o açúcar, bata até ponto de suspiro, salpique casca de limão ralado, se desejar. Se não, deixe para salpicar apenas por cima. Se quiser um resultado mais bonito ainda, use um saco de confeiteiro ou um saco virgem cortado na pontinha e vá espremendo e enfeitando essa parte branca.




Montagem: em cima da massa levemente pré-assada, é só acrescentar a camada de creme, a camada de claras e esfarelar casca de limão ralada e levar ao forno médio (180º) para corar o "suspiro". Deixe esfriar e leve à geladeira. Ah, se preferir porções individuais, é só fazer em forminhas de empadas. Dá mais trabalho, mas fica gostosa do mesmo jeito! Hum....


Se tiver com pressa...
....veja essa Receita de Pavê de Limão:

http://crocantinhassuperpoderosas.blogspot.com/2011/07/pave-rapido-de-limao-receita-indicada.html


Se quiser inovar, veja essa Receita da Kibon:

http://deliciasbypriscila.blogspot.com/2012/02/torta-de-limao-com-sorvete-kibon.html




Aproveite!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Doces Chefs: Torta de Biscoito da Mãezinha


Lembro-me que foi as pessoas adoravam essa torta da minha mãe e foi uma fase mesmo em que ela tinha que fazê-la para todos que visitavam meus pais. Depois resolveu servir pudim, bolos, outras tortas, mesmo sabendo que essa torta fazia sucesso, mas é que ela adora receber bem e sempre gosta de variar nos quitutes para os que aparecem por lá.....Bem, a torta é simples de fazer e também gostosa. Mas como gosto de inventar na cozinha, já acrescentei o chocolate e fiz outras travessuras. Confira!


Ingredientes: 1 pacote de biscoito de "maizena", 3 colheres (sopa) de margarina, 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar, 3 gemas, 1 cx de creme de leite e 1 lata de leite condensado.

Modo de Fazer: ferva a lata de leite condensado com água, por 40min, em panela de pressão, para que se torne um doce de leite. Só abra a lata ao esfriar totalmente (pode até fazer mais cedo ou de véspera), para que essa parte já esteja pronta como sendo 1 das camadas da torta. Para a outra camada, bata o açúcar com a margarina e as gemas. Quando pronto, acrescente o creme de leite e misture. Esse creme será a outra camada. Para outra camada, apenas os biscoitos molhados levemente no leite. Para enfeitar, pode usar biscoito esfarelado (com as mãos ou pelo liquidificador).


Montagem: a primeira camada do pirex será o creme. Depois ponha os biscoitos levemente molhados no leite. Acrescente agora a camada do doce de leite. Por último, enfeite a torta com o biscoito esfarelado ou use sua imaginação. Se o pirex for pequeno, poderá ficar uma torta mais alta, repetindo as camadas na mesma ordem novamente.


Dicas: a criançada adorará se você acrescentar uma camada de chocolate derretido antes de esfarelar o biscoito. 



Outras Alternativas de Tortas
(usando o mesmo biscoito)



Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Doces Chefs: Torta de Caranguejo/Siri da Amiga Mazé (é uma delícia e fácil de fazer!)


Gente, é muito prático e saboroso. Bom mesmo para surpreender alguém à noite.
Com uma salada e arroz branco basta.




Faça uma sobremesa prática para finalizar e boa sorte!
Se não tiver carne de caranguejo ou siri (que a gente compra pronta mesmo e congelada),

use o recheio de sua preferência
(bacalhau, camarão, peixe, espinafre com ricota, rúcula com tomate seco e queijo, etc).


Sobre a Mazé (Maria José)....

É uma amiga de muitos anos e mora hoje em Parnaíba (PI), mas já esteve conosco por 9 anos. Ela é de uma cidade vizinha, mas no Maranhão. Muito boa de culinária, uma pessoa que mora no coração de nossa família. Há uns 10 anos sem nos reencontrarmos, sempre nos falamos nos momentos mais importantes e quando bate a saudade. Mazé e Jéssica (filhinha dela), dedicamos essa homenagem a vocês. Um grande e especial abraço!


Ingredientes da Massa: 5 ovos, 2 e 1/2 colheres 9sopa) de farinha de trigo com fermento (se for sem fermento, usar 1 colher de sobremesa de fermento em pó), sal a gosto. Pode usar outros temperos que desejar, como uma pitada de pimenta-do-reino.

Ingredientes do Recheio de Caranguejo: 1/2 kg de carne de caranguejo, 1 tomate sem semente e picadinho, 1 cebola grande picadinha, 1/2 pimentão picadinho, 1 dente grande de alho picadinho, cheiro verde e sal a gosto. Azeite a gosto.

Modo de Fazer: bata as claras em neve. Acrescente a gema e bata por mais 3 minutos. Ponha a farinha de trigo e o sal. Ponha o azeite na forma, esquente em forno baixo só um pouco e retire do forno para pôr metade da massa, o caranguejo já refogado no azeite e verduras/temperos e, por último, o final da massa. Ponha no forno médio pré-aquecido há 15 minutos e deixe assar. Não demora muito, mas não tenho o tempo exato.


Quer outras receitas nessa mesma linha?


Pudim de Siri
(veja a receita na metade da página do link abaixo)



Carne de Siri ao Forno


Torta Maranhense de Camarão


Torta de Camarão
 
Aproveite essas delícias!

Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 4 de março de 2012

Salada ao Molho de Manjericão (e Dicas de Outros Molhos e Saladas)

 

Ingredientes da Salada: 1/3 maço de alface roxa rasgada, 1/3 maço de alface americana rasgada, 1/3 maço de rúcula rasgada, 200 g de queijo brie em cubos, 200 g de tomates cereja (ou tomate seco), sal (a gosto), pimenta-do-reino a gosto, ½ colher (chá) de açúcar e azeite a gosto. Misture ligeiramente e sirva com o molho.

Ingredientes do Molho: ¼ de xícara de folhas de salsa (bem apertadas no copo medidor), ¼ de xícara de folhas de manjericão (bem apertadas no copo medidor), 3 colheres (sopa) de vinagre branco, 3 colheres (chá) mostarda djon, 150 ml de azeite, ½ xícara de queijo parmesão ralado, pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo e jogue por cima da salada.


Minhas postagens anteriores sobre saladas

Outros Molhos









Outras Saladas









Até breve! Aproveite as receitas!
Beijinhos da Sil!!:-)

Pão-de-Mel Prático e Gostoso (fácil : a massa é de liquidificador...)

Quem não gosta dessa delícia? E de vez em quando não faz mal!
Também indico outros links para você ter mais de uma opção de receita.


Fiz essa delícia há uns 12 anos, com a receita da querida Ofélia,
mas ela ficou gravada em vídeo cassete e ainda preciso recuperá-la.


A receita abaixo é da Ana Toscano e me pareceu maravilhosa e prática!
Quando o tempo esfriar mais por aqui, em Brasília, farei essa com prazer!


Ingredientes da Massa: 1 xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de mel, 1 lata de leite condensado, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó, 1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (chá) de cravo moído, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de café solúvel, 1/2 cálice de conhaque.

Ingredientes do Recheio: doce de leite pronto.

Ingredientes da Cobertura: 1/2 kg de chocolate hidrogenado derretido em banho-maria.

Modo de Fazer a Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo. Ao bater tudo, deixe o fermento para ser acrescentado na última batida. Ponha essa mistura em uma vasilha e vá acrescentando e misturando, aos poucos, a farinha. A massa ficará grossa. Ponha em forminhas de pão-de-mel untadas e enfarinhadas e leve ao forno (180º) por uns 10 minutos, pois assa bem rápido. Deixe esfriar. Parta ao meio, passe o doce de leite, feche-o. Depois, ponha cada pão-de-mel em cima de um garfo grande, de forma que possa mergulhá-lo no chocolate e pô-lo, em seguida, em uma assadeira forrada de papel alumínio (ou numa bancada forrada com o papel alumínio), para que possa secar e endurecer o chocolate. O garfo ajuda a pegar o pão-de-mel, deixando escorrer o excesso.





Dica 1: pode usar recheio de brigadeiro, coco com leite moça, creme de nozes, etc. Também pode enfeitar em cima como desejar, inclusive com papel comestível.



Dica 2: se não tiver forminhas, faça em assadeira e corte em pedacinhos quadrados, pois aproveitará toda a massa, ou corte os pedaços redondos com um aro que tenha em casa (ou com copo - nesse caso, como o copo é fechado, tem que bater um pouco no findo dele, para soltar o bolinho cortado).

Dica 3: se só tiver forma de empada e ainda tiver com preguiça de pôr qualquer recheio, não tem problema, porque também é gostoso sem recheio. 

Use e abuse de sua criatividade!







Outras Receitas Deliciosas!




 

Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)