Almoço Especial de Final de Ano: Suco de Coco, Antepasto de Berinjela, Robalo com Ervas, e Risoto, Banana e Sorvete de Coco...dá para resistir?

18:11Silmara Aldrighi


Que tal um almoço diferente neste final de ano?
Hum.................
   
Entrada: Suco de Coco com Uvas Verdes e Antepasto de Berinjela.
Prato Principal: Robalo na Manteiga de Sálvia com Arroz de Banana-da-Terra.
Sobremesa: Sorvete de coco com calda de gengibre e praliné de amendoim (no coco).


 

Vamos às receitas!!!!
_________________________________________
  

Suco de Coco e Uvas Verdes


 


Ingredientes: 1 cacho de uvas verdes, 1 coco verde.

Modo de Fazer: bata as uvas, a água e a polpa do coco no liquidificador. Coe e está pronto.


Antepasto de berinjela



Ingredientes: 8 berinjelas picada em cubos, 4 pimentões vermelhos picados em cubos, 5 cebolas picadas
1 colher de sopa de alho triturado, 1 colher de sopa de sal, orégano (a gosto), pimenta vermelha ou calabresa moída (a gosto), 250 ml de vinagre branco, 250 ml de óleo de soja, 250 ml de azeite de oliva.


Modo de Fazer: picar todos os legumes. No caso da berinjela, depois de picar deixar de molho por uns 15 minutos para retirar o amargo. Misturar num recipiente grande o pimentão, a berinjela e a cebola picadas e temperar com sal, alho, vinagre, orégano e pimenta. Deixar descansando por no mínimo duas horas, até que a berinjela murche. Espremer a mistura com as mãos até que fique o mais seca possível. Colocar em assadeira, regar com óleo de soja e colocar no forno. É preciso mexer a mistura durante todo o tempo de cozimento, que varia de acordo com a potência do forno, mas até que a casaca da berinjela fique macia. Uns 15 minutos antes de desligar o forno regar com azeite (se quiser, é possível adicionar azeitonas pretas picadas). Deixe esfriar e coloque para refrigerar.

Dica: use sua imaginação ao servir o antepasto...


 
Robalo na manteiga de sálvia

 

Esta receita é da Chef Luiza Hoffmann, de São Paulo (SP). 

Ingredientes: ½  xícara de arroz arbório, 200ml de caldo de legumes, ½ colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite, 10ml de vinho branco, 1 ½ colheres de sopa de manteiga, ¼ xícara de parmesão ralado, 1 posta de robalo de mais ou menos 170g, 5 folhas de sálvia, ½ banana da terra madura cortada em cubos, Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo do robalo: para a manteiga de sálvia, derreta ½ colher de manteiga, pique as folhas de sálvia bem pequenas, adicione na manteiga e mexa. Tempere o robalo com sal e pimenta. Numa frigideira antiaderente, coloque 1 colher de sopa de azeite e doure o robalo dos dois lados. Leve ao forno a 200 graus por mais ou menos 6 minutinhos. Tire do forno e coloque por cima a manteiga de sálvia.

Modo de preparo do risoto: numa panela, aqueça 1 colher de sopa de azeite, acrescente a cebola picada e uma pitada de sal. Deixe suar por alguns instantes. Entre com o arroz arbório e mexa, em seguida acrescente o vinho branco e deixe o álcool evaporar.  Pouco a pouco vá adicionando o caldo de legumes aquecido, mais ou menos 15 minutos. Enquanto isso, doure as bananas em cubos com um fio de azeite e acrescente ao risoto, quando o arroz estiver al dente coloque o parmesão ralado e mexa. Adicione uma colher de manteiga e tire do fogo, mexa até ficar bem cremoso. Acerte o sal e a pimenta. 


Sorvete de coco com calda de gengibre e praliné de amendoim


Receita do Chef Paulinho Martins, de Itacaré (BA)


Ingredientes da Calda de Gengibre: 100 gramas de açúcar, 100 ml de suco de laranja, 50 gramas de gengibre ralado.

Ingredientes do Praliné: 100 gramas de açúcar, 100 gramas de amendoim torrado e descascado.

Modo de Fazer a Calda de Gengibre: derreta o açúcar, acrescente o suco de laranja, aos poucos, e o gengibre e deixe ferver até ficar em ponto de calda.

Modo de Fazer o Praliné: numa panela, derreta o açúcar em ponto de caramelo, acrescente os amendoins torrados, misture bem e coloque sobre uma pedra de mármore, deixe esfriar e corte em pedaços.

Finalização: em um coco cortado ao meio coloque um pouco de coco ralado, duas bolas de sorvete de coco, a calda de gengibre e o praliné. Para dar um colorido na sobremesa, enfeite com folhas de hortelã.

Dica: a sobremesa é linda e servida diretamente na fruta.

Curiosidade: o Praliné é uma espécie de crocante utilizado para recheios e coberturas de sobremesas feito com oleaginosas como amendoim, nozes, castanha, amêndoas, avelã e açúcar devidamente caramelizado e, posteriormente, moído.

Gostaram da novidade? Depois postarei mais....

Beijinhos da Sil!!!:-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato