domingo, 29 de julho de 2012

Farofa Tradicional de Soja...é crocante, sequinha, saudável e dá para incrementar bastante, se você quiser!

Pode não parecer, mas o crocante dela é muiiito delicioso e se desmancha na boca!
Além disso, é gostosa e soja é saúde, né?




Ingredientes: para cada porção, utilize em torno de 1/3 da xícara (chá) de azeite ou menos, 1 colher de sopa rasa de alho espremido (ou picadinho, a gosto), sal a gosto, 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja e metade da medida de farinha flocada biju (ambas na foto acima - mas pode usar outra marca). No início, usava a mesma medida nos 2 ingredientes, mas experimentei reduzir na metade a farinha e deu certo! Se quiser maior quantidade, sempre mantenha a mesma proporção desses 2 ingredientes.


Modo de Fazer: deixe as 2 xícaras iguais já com o material separado na quantidade exata (1 de soja e 1/2 de farinha flocada). Ponha azeite na panela antiaderente e acrescente o azeite. Ligue o fogo médio a baixo, mexendo o alho de vez em quando, sem sair de perto da panela até a farofa ficar pronta, pois é muito rápida. Assim que o alho estiver fritinho (logo que começar a escurecer), jogue todo a PTS (proteína texturizada de soja) na panela e a levante a panela do fogo (deixe perto do fogo, mas sem encostar), somente para misturar azeite e o alho. Após toda misturada, volte a panela ao fogo baixo direto e misture um pouco. Desligue logo o fogo e continue misturando, até sentir que ficou crocante. Ponha então a farinha flocada, ligue o fogo de novo e repita o procedimento: enquanto segura a panela um pouco acima do fogo, vá misturando a farinha ao que estava na panela e volte para o fogo baixo, até sentir que ficou bem misturado. Desligue. Ponha sal a gosto, misture bem de novo e está pronta. Embora eu tenha escrito muito, isso tudo aí leva poucos minutos.

Dicas: das 3 primeiras vezes que fizer, faça a tradicional para depois incrementar sua receita. É bom fazer na hora e, se sobrar, guardar fora da geladeira e não esquentá-la em micro-ondas. Não ponha fogo alto para não queimar rápido o alho e para não perder as propriedades do azeite.

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DETALHE ADICIONAL
 (em 21/08/12) 

Hoje é outro dia e resolvi incluir este comentário na postagem para dizer que testei com outras farinhas flocadas (veja a foto abaixo). A foto da farinha flocada de mandioca, marca Nippon, ficou bem gostosa também. Deu certo com a farinha flocada de milho, mas muda o gosto. Fica melhor com a de mandioca.

Ah, bom dizer que reduzi à metade da xícara a quantidade da farinha flocada (ficou 1 xícara de chá de textura de soja e meia de farinha de mandioca flocada biju).




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Quer incrementar mais?




Outras Receitas de Farofa de Soja








Nunca provei, mas descobri que existe pronta....
....só não parece ser tão boa quanto essa preparada em casa!


Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)

4 comentários:

  1. Eu sempre comprava essa pronta da yoki e acho bem gostosa, mas a caseira com certeza é melhor, pois você dá o seu toque especial! No meu caso, quem dá esse toque é minha amiga Ana que fazia a farofinha pra mim, até agora que eu aprendi... hehehehehehe

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  2. É, Nirvana, comidinha caseira é sempre saborosa e normalmente mais saudável também. Ela é tão rapidinha de fazer. Sei que vai adorar!
    Obrigada pelo carinho.
    Bjs
    Sil

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  3. Caroline,
    Desculpe a longa ausência.
    Como falecimento do meu pai, ajuda à minha mãe, doença do marido e ida da filha para realizar Mestrado em Portugal, somente agora estou tentando (ainda tentando) retomar o meu, o nosso querido blog. Agora respondendo....

    Nunca recheei um frango com ela, mas poderá tentar, porque também usamos a soja moída como se fosse frango moído ou carne moída em vários pratos. Agora, com certeza, não ficará crocante, pois a farofa normal sempre fica mais molhadinha. E aí a soja terá textura mais mole. Acho que prefiro do lado de fora, porque quero a tal crocância.

    Abs e sucesso pra você.
    Sil

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