domingo, 20 de novembro de 2011

Couve Bem Caseira (e sem amargo algum)

Gostinho de fazenda....bom para acompanhar feijão preto.
E tem ferro, sem lhe dar calorias extras.


Primeiro compre couve bonita, orgânica, que verá a diferença. Lave as folhas, seque-as, tire a parte dura das folhas, disponha uma sobre as outras, enrole-as juntas (a cada 5) e corte-as bem fininhas. Na pressa, acabei cortando mais grossa (foto). Mas também se você não tiver opção e muita pressa, compre uma já cortada em tirinhas em local de sua confiança.

Ingredientes: 1 maço de couve, sal à gosto, 1/2 xícara (chá) de azeite e 4 dentes de alho picadinhos (se desejar - experimente primeiro sem alho).



Modo de Fazer: lave, escorra, tire a parte dura da couve, disponha 5 folhas, uma em cima da outra e corte bem fininho. Escorra (deixando levemente molhado - é isso que faz tirar o amargo) e reserve. Ponha o azeite na panela e, ao começar a ferver, acrescente a couve, misture bem, deixe o fogo baixo, e ponha a pitada de sal. Misture de novo, deixe a panela semi tampada por 2 minutos. Tire a tampa e misture. Observe se precisar pinga água (provavelmente não). Prove sal de novo e, se puser mais, misture bem antes de retirar a couve pronta para uma vasilha. Na mesma panela em que fez a couve, ponha azeite e alho, refogue e jogue por cima da couve pronta e sirva. O alho fica torradinho muito rápido. Cuidado para não queimá-lo. Antes eu refogava o alho antes de jogar a couve picada nele e aí a refogava, mas sempre ficava um amarguinho. Agora não fica mais. Faça primeiro sem alho. Termine a etapa até antes de refogar o alho e sirva.


Beijinhos da Sil!!!:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário